Saiba quais são as diferenças entre a vacina Covid-19 para adultos e para crianças da Pfizer

Publicado em 30/01/2022 às 11:04

Compartilhe

diferenca-entre-a-vacina-da-pfizer-adulto-e-pediatrico

Com a aplicação das primeiras doses da vacina pediátrica da Pfizer contra a Covid-19, muitas dúvidas começam a surgir: qual será o esquema vacinal para as crianças, qual será o intervalo entre as doses, há diferenças na composição? Primeiramente, vale ressaltar que todos os imunizantes disponibilizados no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) são seguros e foram aprovados pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A grande diferença entre a vacina adulta e a vacina pediátrica, indicada para a faixa etária entre 5 e 11 anos, é a cor do frasco e a dosagem. Para diferenciar os imunizantes e impedir o risco de uma vacina ser confundida com a outra, a farmacêutica envasou o conteúdo do imunizante pediátrico em um frasco de cor laranja, diferente da vacina aplicada em adultos, com ampola em cor roxa. Isso facilita a identificação e a correta administração das doses nos postos de vacinação.

Além disso, a dose aplicada na população acima de 12 anos é composta de 30 microgramas, enquanto a dose pediátrica contém 10 microgramas do imunizante. Segundo a bula, outra diferença é que cada frasco da vacina adulta antes da diluição contém 0,45 ml, que podem ser convertidos em até seis doses da vacina, diferente da vacina pediátrica que possui 1,3 ml do imunizante, o que pode corresponder a até 10 doses do imunizante por frasco.

É importante lembrar ainda que o esquema vacinal não muda para a vacinação de crianças. Para estar completamente vacinada, a criança precisa receber duas doses do imunizante com intervalo de oito semanas entre entre elas, segundo a recomendação do Ministério da Saúde.

Até o momento, o Ministério da Saúde recebeu da farmacêutica Pfizer 4,2 milhões de doses pediátricas. O último lote chegou na segunda-feira (24) composto por 1,8 milhão de doses que já começaram a ser distribuídas às unidades federativas. A distribuição é feita de forma proporcional conforme o número de crianças em cada unidade da Federação.

A imunização desse público não será obrigatória e deve começar pelo grupo prioritário, como crianças com comorbidades e deficiências permanentes. .

A seguir, você confere as princiapais informações sobre a vacina da Pfizer:

Dosagem

  • Adultos (acima de 18 anos) – 30 microgramas por dose
  • Adolescentes (12 a 17 anos) – 30 microgramas por dose
  • Crianças (5 a 11 anos) – 10 microgramas por dose

Cor do frasco

  • Adultos (acima de 18 anos) – Tampa roxa
  • Adolescentes (12 a 17 anos) – Tampa roxa
  • Crianças (5 a 11 anos) – Tampa laranja

A Pfizer disponibilizará, ainda, fracos com a tampa de cor cinza. Quando disponíveis, estes frascos-ampolas não precisarão ser diluídos para serem administrados no público acima de 12 anos. Cada frasco possuirá 2,25 ml de suspensão injetável diluída e poderão ser convertidos em até seis doses por unidade de frasco.

Formulação e dosagem

Condições de Armazenamento Formulação para 5 a 11 anos (ou seja, 5 a menos de 12 anos de idade), diluir para usar Formulação para 12 anos ou mais, diluir para usar
Tempo de armazenamento no freezer (de -90 °C a -60 °C) 9 meses (prazo de validade) 9 meses (prazo de validade)
Tempo de armazenamento no freezer (de -25 °C a -15 °C) Não armazenar 2 semanas dentro do prazo de validade de 9 meses
Tempo de armazenamento no freezer (de 2 °C a 8 °C) 10 semanas 1 mês
Tempo de armazenamento no freezer (de 2 °C a 25 °C) Descartar 12 horas após a diluição Descartar 6 horas após a diluição

Temperatura correta

Todos os fracos da vacina Comirnaty precisam ser conservados na embalagem original, sob proteção direta da luz solar e da luz ultravioleta, em congelador, a uma temperatura entre -90 °C e -60 °C. Assim, as doses tem validade de até 6 meses. Uma vez descongelada, a vacina não deve ser congelada novamente. Gestores estaduais, municipais e profissionais de saúde devem se atentar aos detalhes sobre o acondicionamento das vacinas através da bula.

Administração da vacina

Dados de estabilidade indicam que é recomendado que o produto diluído seja mantido entre 2 °C e 8 °C, considerando as possíveis variações climáticas. Essa é a temperatura padrão nos refrigeradores das salas de imunização. O produto diluído não utilizado deve ser descartado em um período de 6 horas para o frasco de tampa roxa (12 anos ou mais) e em 12 horas para o frasco de tampa laranja (5 a menos de 12 anos).

Fonte: Ministério da Saúde

Veja também

Morador-de-Afonso-Claudio-e-um-dos-mortos-no-acidente-ocorrido-na-BR-262-1

Morador de Afonso Cláudio é um dos mortos no acidente ocorrido na BR-262

Londres-rainha-Elizabeth-aparece-de-surpresa-em-inauguracao-de-metro

Londres: rainha Elizabeth aparece de surpresa em inauguração de metrô

Homem-e-preso-acusado-de-matar-o-cunhado-em-Brejetuba

Homem é preso acusado de matar o cunhado em Brejetuba

acidente-2-1

Mais um acidente na BR-262 envolvendo dois carros deixa uma mulher ferida

lula

PT e PSD negociam chapa em Minas Gerais para possível aliança nacional

Servidores-publicos-sao-qualificados-sobre-nova-Lei-de-Licitacoes

Servidores públicos são qualificados sobre nova Lei de Licitações

Carreta-tomba-na-Serra-do-Guandu-em-Afonso-Claudio-e-por-milagre-ocupantes-nao-se-ferem

Carreta tomba na Serra do Guandu em Afonso Cláudio e por milagre ocupantes não se ferem

Concluida-a-instalacao-da-nova-rede-de-agua-na-mais-longa-via-publica-de-Marechal-Floriano-1

Concluída a instalação da nova rede de água na mais longa via pública de Marechal Floriano