Saiba o prazo para doar sangue após tomar vacina contra febre amarela

Publicado em 02/02/2017 às 15:27

Compartilhe

Quem tomou a primeira dose de vacina contra a febre amarela ou a dose de reforço – que é aplicada após dez anos da primeira – deve aguardar o prazo de 30 dias para doar sangue. Para as pessoas que irão viajar para áreas com recomendação de vacinação para febre amarela, o Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) sugere que se doe sangue antes de se imunizar para ajudar a manter os estoques de sangue estáveis.

doacao de sangue sesaSegundo a diretora técnica do Hemoes, Alessandra Prezotti, existem alguns fatores que impedem o voluntário a doar sangue em um período de tempo, entre tomar vacina de vírus ou bactérias vivos e atenuados, como a de febre amarela, poliomielite oral (sabin), febre tifoide oral, caxumba, sarampo, BCG, rubéola, catapora, varíola, entre outras. Após ser imunizado com alguma dessas vacinas, a pessoa deve aguardar 30 dias para poder realizar a doação de sangue.

“O Hemoes reforça a orientação, pois o Estado está realizando a vacinação cautelar contra a febre amarela em alguns municípios, onde toda a população está sendo imunizada. Por isso, é importante essas pessoas saberem que após receberem a dose da vacina deverão aguardar o período estipulado para doar sangue. Mas quem já era imunizado no intervalo inferior a 10 anos pode doar”, explicou Alessandra.

A diretora pede que as pessoas que estão tomando a vacina apenas porque vão viajar para áreas de risco doem antes de se vacinarem, como forma de manter o banco de sangue no nível ideal para atender a população.

Saiba quem pode doar

Para doar sangue, é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização de um responsável legal. Vale lembrar que os doadores frequentes, sejam homens ou mulheres, não podem deixar de obedecer ao intervalo mínimo entre uma doação e outra, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O interessado em doar sangue deve ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se está apto para doar sangue. Caso o voluntário tenha almoçado, é necessário aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.

Confira onde doar sangue

– Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) –Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda-feira a sexta das 07 às 19h, e sábado, das 7h às 13h.

– Unidade de Coleta à Distância da Serra – Tel. 3218-9429/ 3218-9242. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 07h às 16h.

– Hemocentro de Linhares – Tel. (27) 3264-6000/ 3264-6019 – Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h30.

– Hemocentro Regional de Colatina – Tel. (27) 3717-2801 – Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h30.

– Hemocentro Regional de São Mateus – Tel. (27) 3767-7957 – Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h30.

Veja também

centro-cirurgico

Centro Cirúrgico 2.0: projeto para otimizar processos e garantir agilidade a quem precisa de cirurgia pelo SUS capixaba

ministerio-da-saude

Ministério da Saúde já realizou mais de 2.600 atendimentos à estados e municípios

selo-artesanal

Curso sobre Selos de Identificação Artesanal será realizado em julho

Em-apenas-7-meses-Mapa-alcanca-recorde-anual-de-aberturas-de-mercado

Em apenas 7 meses, Mapa alcança recorde anual de aberturas de mercado

pao-e-produto-alcoolico

Marcas de pão de forma deveriam ter alerta de produto alcoólico

qualificacao-de-turismo

Programa de Qualificação para o Turismo oferece novas oportunidades

inscricao-para-nossa-bolsa

Governo do Estado divulga lista com suplentes às vagas oferecidas pelo Programa Nossa Bolsa 2024/02

nota-premiada

Fique ligado: dia 18 de julho tem sorteio do Nota Premiada Capixaba!