RURALTURES: agroturismo, cultura e gastronomia do Espírito Santo em um só lugar 

Publicado em 25/11/2021 às 09:03

Compartilhe

agroturismo-cultura-e-gastronomia-do-Espirito-Santo-em-um-so-lugar-

Texto: Assessoria RuralturES / Foto: Divulgação

Começa hoje (25), em Venda Nova do Imigrante, nas montanhas do Espírito Santo, a RuralturES 2021 (Feira Estadual do Turismo Rural). O evento, que vai até o próximo domingo (28), será realizado no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”. Com entrada franca, a Feira seguirá todos os protocolos sanitários atuais para inserir o público num universo de sensações e sentimentos do turismo de experiências.

A RuralturES 2021 é uma realização do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com a correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES), Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures) e Prefeitura de Venda Nova do Imigrante. O apoio é da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), serviços nacionais de aprendizagem Rural (Senar-ES) e Comercial (Senac-ES) e patrocínio do Sicoob.

Durante os quatro dias de programação, estão previstos estandes dos municípios das montanhas capixabas, praça gastronômica com 12 cervejarias artesanais (Sebrae/ES) e “Espaço CafÉS” (Sebrae/ES e Senar/ES), propriedade sustentável modelo, “Prosa de Negócios” (Sebrae/ES), estande institucional do Senac/ES, feira com 65 expositores, mini fazendinha, “Cozinha Show”, ciclismo virtual, “Rancho do Tropeiro”, passeios de mula, “Túnel de Sensações”, apresentações musicais e de danças folclóricas, palestras, além de um tombo da polenta gigante (no sábado) e produção ao vivo de açúcar mascavo e pé de moleque.

A ideia da RuralturES é movimentar não somente o local de realização do evento, como também os destinos de turismo rural, incluindo o agroturismo regional, nos dias de evento.

“Nossa proposta na Feira é garantir um espaço para os empreendedores rurais mostrarem, na sua plenitude, o que esse território produz. A ideia é disseminar as experiências, os atrativos turísticos, as novidades que estão surgindo, enfim, toda a força do turismo rural, sua capacidade de atrair visitantes e gerar fluxo turístico importante para a região”, afirma o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

“Este é um momento muito importante para as montanhas capixabas com nossos grandes parceiros e para mostrar que a região tem estrutura hoje para quem quer investir no próprio turismo ou, principalmente, aproveitar nossas belezas e acomodações. A Feira vai mostrar uma visão maior de tudo o que podemos oferecer, não somente no turismo, como também a prestação de serviços de qualidade na educação, na saúde, além de ser a oportunidade para o pequeno produtor ingressar neste mercado”, destaca o diretor-presidente do Convention, Leandro Carnielli.

“Vamos reunir nosso potencial no que se refere ao turismo rural em um só espaço, divulgando roteiros, delícias gastronômicas, cidades e empreendimentos, estimulando capixabas e turistas a prestigiarem nossa gente conhecendo e vivenciado o agroturismo capixaba”, enfatiza a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro.

Municípios vão mostrar riqueza cultural e da biodiversidade

O Espírito Santo é um Estado que surpreende pela diversidade climática, geográfica e cultural, apesar da sua pequena extensão territorial, se comparado com outras unidades da federação. É essa riqueza que os municípios das Montanhas Capixabas prometem levar ao público da RuralturES 2021. 

Afonso Cláudio – A ideia do município é levar seus maiores potenciais. É a Capital Estadual do Queijo (mais de 300 produtores de 16 diferentes etnias), conhecido pelos cafés especiais (entre os melhores do país, com várias premiações) e também a Capital da Biodiversidade, com destaque para a Observação de Aves (cerca de 370 espécies catalogadas). Além disso, destinos como a Rota do Empoçado e os Três Pontões estarão em destaque.

Brejetuba – O destaque serão os cafés especiais produzidos no município.

Castelo – O público vai conhecer os cafés especiais e cachaças produzidos no município, além de produtores de flores, cactos, suculentas e rosa do deserto da região do Forno Grande.

Conceição do Castelo – A grande aposta será a divulgação do Vale do Emboque.

Domingos Martins – O município com forte herança da imigração europeia, em especial alemães, pomeranos e italianos, vai levar grupos de dança, artesanato, além de divulgar as rotas e circuitos turísticos e o famoso “Brilho de Natal”.

Laranja da Terra – Em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, o espaço será decorado com flores produzidas no município, artigos e produtos da cultura pomerana, artesanato de fibra de bananeira e móveis rústicos. No estande, também estarão presentes representantes das culturas afro e pomerana.

Marechal Floriano – O estande vai divulgar o Zoo Park da Montanha, o Circuito Vale do Verde, o famoso “Arroz de Marechal”, além das orquídeas e dos cafés especiais.

Vargem Alta – Vai mostrar o movimento quilombola da comunidade de Pedra Branca (região onde foi extraído, na década de 1950, um dos primeiros blocos de mármore do município), com destaque para o artesanato de tambores e caxambu; além de amostras da agroindústria local. Outra temática do estande serão as reservas ambientais do município (Águia Branca – conhecida pela incidência da saíra-apunhalada; Parque Municipal da Cachoeira do Caiado, RPPM Vale da Serra e Área de Conservação do Frade e da Freira – 70% pertence a Vargem Alta).

Venda Nova do Imigrante – O município anfitrião contará com dois estandes, sendo um deles com uma casa típica do imigrante italiano cenográfica. O espaço vai dar destaque a alguns produtos do agroturismo local, a exemplo do socol, linguiças e massas, onde o público poderá conhecer um pouco da história e das tradições. Além da presença dos empreendedores de Venda Nova e de representantes das principais festas, a grande novidade será o mapa em “touch screen” com informações turísticas do município e a divulgação da mais nova rota, a dos Lagos.

RuralturES 2021

Quando: de 25 a 28 de novembro

Onde: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman (Polentão), em Venda Nova do Imigrante (ES)

Site: www.ruraltures.montanhascapixabas.org.br

Programação RuralturES 2021

25 de novembro de 2021 (Quinta-feira)

16h – Abertura da Feira ao público c/ apresentação de saxofone

16h30 – Chegada da Expedição Tropeira c/ apresentação de viola e degustação de produtos típicos

22h – Encerramento das atividades

26 de novembro de 2021 (Sexta-feira)

16h – Abertura da Feira

22h – Encerramento das atividades

27 de novembro de 2021 (Sábado)

14h – Abertura da Feira

22h – Encerramento das atividades

28 de novembro de 2021 (Domingo)

10h – Abertura da Feira

16h – Encerramento das atividades

Veja também

© Ale Cabral/CPB/Direitos Reservados

Medalhistas prestigiam Festival Paralímpico, que ocorre neste sábado

© Leonardo Moreira/FEC/Direitos Reservados

Fortaleza se classifica para sua primeira Libertadores

© Marcelo Cortes/Flamengo/Direitos Reservados

Vice-campeão Flamengo empata com rebaixado Sport em Recife

© José Tramontina/athletico.com.br/Direitos Reservados

Athletico-PR derrota Cuiabá na Arena da Baixada e se afasta do Z4

107879

Comissão da Câmara faz audiência na quarta sobre piso para enfermagem

© 28/10/2021_Fernando Frazão/Agência Brasil

Covid-19: estado do Rio está com risco muito baixo pela segunda semana

© Marcello Casal jr/Agência Brasil

Covid-19: Brasil registra 22 milhões de casos e 615,4 mil óbitos

© Carol Morelli/Arquivo Pessoal

Quarteto feminino bate recorde mundial de natação master