Ruínas de sobrado guardam histórias e lendas em antiga estrada entre Marechal Floriano e Viana

Publicado em 17/04/2022 às 18:17

Compartilhe

lenda-e-historia-de-ruina

Texto e Foto: Cícero Modolo

A antiga Fazenda Caramuru, que fica localizado em São Rafael, em Viana, guarda lendas e muitas histórias de séculos passados. Atualmente, a fazenda pertence à família Firme. Sua característica arquitetônica é típica dos sobrados de fins do século XVIII para o XIX, em alvenaria de pedra, com argamassa de terra e óleo de baleia e cal.

O telhado, em quatro águas, era coberto por telha canal de barro, feita nas coxas dos escravos. O sobrado foi construído em 1884 e tem predominância de arquitetura açoriana (região de Portugal). A construção teve mão de obra escravocrata e indígena.

A fazenda fica na estrada que ligava Bom Jesus de Morro Baixo, Alto Bom Jesus e Costa Pereira (Marechal Floriano) a São Rafael, Taquaras e Peixe Verde (Viana). Mesmo em ruínas, a sede da antiga Fazenda Caramuru permanece como única lembrança do período, recordando uma época na qual a região era tomada de fazendas.

De acordo com pesquisas feitas pelo historiador e vereador Cezar Ronchi Junior, o Cezinha, de Marechal Floriano, a propriedade pertenceu ao tenente e alferes da Guarda Nacional João Antônio da Silva Moreira, que foi vereador pelo município de Viana por três mandatos: 1878/1880, 1881/1882 e 1883/1886. Ele foi presidente do Governo Municipal (prefeito) em 1881, e exerceu a função de juiz de paz no município, além de ter sido construtor de pontes que atendiam toda a região.

A ruína do sobrado da antiga Fazenda Caramuru encontra-se na propriedade da família Firme. E foi o senhor José Ailtom Firme que recebeu, com bastante alegria e entusiasmo, a equipe de reportagem para conhecer o local e produzir essa matéria.

“A imigração açoriana no Espírito Santo inicia-se com o desembarque dos primeiros colonos no porto de Vitória, no final do ano de 1812, com destino ao Núcleo de Colonização Agrícola Santo Agostinho (atual Viana)”, contou Cezinha.

LENDA – Após a morte do João Antônio da Silva Moreira, ninguém mais conseguiu morar no sobrado, pois havia relatos de moradores próximos à antiga fazenda, tropeiros que passavam por lá e de pesquisadores que já ouviram sobre essa historia, de que as portas e janelas se abriam, ouvia-se ruídos de passos, de louças se quebrando e de correntes se arrastando. Segundo Cezinha, há relatos de que gritos horríveis assombravam quem passava perto da estrada, e durante a noite muitas coisas estranhas aconteciam no sobrado.

Veja também

Acidente-entre-moto-e-carro-deixa-um-ferido-em-Marechal-Floriano-1

Acidente entre moto e carro deixa um ferido em Marechal Floriano

Continua-o-trabalho-de-pintura-em-ruas-de-Marechal-Floriano-1

Continua o trabalho de pintura em ruas de Marechal Floriano

Operacao-da-Policia-Ambiental-identifica-crimes-ambientais-em-Santa-Teresa-1

Operação da Polícia Ambiental identifica crimes ambientais em Santa Teresa

Selecoes-de-Campinho-e-Marechal-Floriano-empatam-na-segunda-rodada-da-Copa-Sesport-1

Seleções de Campinho e Marechal Floriano empatam na segunda rodada da Copa Sesport

EUA-aprovam-ajuda-de-US40-bilhoes-a-Ucrania

EUA aprovam ajuda de US$40 bilhões à Ucrânia

Bolsonaro-diz-que-pais-nao-teve-problema-social-durante-a-pandemia

Bolsonaro diz que país não teve ‘problema social’ durante a pandemia

Geada-e-temperaturas-abaixo-de-zero-sao-registradas-nas-montanhas-do-Espirito-Santo-7

Geada e temperaturas abaixo de zero são registradas nas montanhas do Espírito Santo

Governo-do-Estado-anuncia-pacote-de-investimentos-no-esporte

Governo do Estado anuncia pacote de investimentos no esporte