Roberto Anselmo Kautsky: o botânico capixaba que revelou ao mundo a beleza das orquídeas do Espírito Santo

Publicado em 25/05/2024 às 10:43

Compartilhe

roberto-kautsky-1

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação

Nas matas verdes das montanhas capixabas, um homem singular, com um olhar atento, herdou do pai o amor pela natureza. Roberto Anselmo Kautsky, com uma paixão que florescia como as próprias orquídeas que estudava, desvendou centenas de espécies da flora e fauna brasileira e revelou ao mundo belezas do Espírito Santo. Em 2024 é celebrado o centenário do botânico em uma série de eventos em sua homenagem.

‘Seu Roberto’ como era conhecido, foi professor, orquidófilo, bromeliófilo, autodidata e Doutor Honorário pela Universidade do Rio de Janeiro. Nasceu em 1924 em Santa Isabel, município de Domingos Martins. Visionário, fundou o Núcleo Orquidófilo de Domingos Martins e Marechal Floriano, e em 1999, eternizou sua paixão com o livro: “Beleza Exótica das Orquídeas e Bromélias do Espírito Santo”.

Amigo e tido como filho por ‘Seu Roberto’, Leoderio Velten relembra os 39 anos de amizade. Ele conta que o pesquisador por diversas vezes o chamava para acompanhá-lo nos estudos de novas espécies. Para Leoderio, Roberto foi um defensor da natureza. “Quando havia desmatamento, ele me convidava para retirar as orquídeas e bromélias daquele local, levando-as para sua reserva a fim de preservá-las”, disse o amigo.

Leoderio diz que amizade e respeito sempre foi um pilar entre os dois. E com o tempo ‘Seu Roberto’ virou um mestre para o amigo, que ensinava diariamente sobre o valor da natureza e a importância da preservação ambiental. “Roberto foi não só uma inspiração para a cidade de Domingos Martins, mas para o mundo, por ser um excelente profissional e um pai para mim”, disse Leoderio.

RECONHECIMENTO – O trabalho iniciado por Roberto em 1963 trouxe resultados. Reconhecido internacionalmente, ele recebeu visitas das mais renomadas autoridades botânicas globais. Domingos Martins e Marechal Floriano se transformaram em um centro de atração para cientistas e professores de renomadas universidades. Suas pesquisas foram publicadas em várias línguas e o nome do botânico tornou-se uma referência.

Durante quase sete décadas, Dr. Roberto Anselmo Kautsky dedicou-se incansavelmente à taxonomia vegetal, com foco especial nas orquídeas e bromélias. Desde o início de sua jornada, em 18 de outubro de 1963, quando começou a classificar as riquezas botânicas do Brasil, trouxe à luz mais de 800 das 2.350 orquídeas conhecidas no país.

SAUDADES – Aos 86 anos, ‘Seu Roberto’ faleceu em 25 de maio de 2010, deixando para trás sua esposa, dois filhos e cinco netos. Roberto Simon Kautsky, um dos netos e atual presidente do Instituto que leva o nome do avô, relembra com carinho a infância ao lado dele. Descreve-o como uma presença tranquila, repleta de sabedoria perene. Para Roberto, o avô permanece como uma fonte inesgotável de aprendizado, tanto para a família quanto para a vida.

O neto relembra com afeto as memórias do avô, marcadas por seu labor dedicado e sua paixão pela preservação das orquídeas e das belezas naturais. Ele enfatiza que a continuidade do trabalho iniciado pelo avô representa seu maior legado. “Ele agregou muito ao município”, declara o neto, Roberto Simon. “O reconhecimento que ele alcançou no Estado, no Brasil e no mundo fez de Domingos Martins uma referência, conhecida como a Cidade do Verde”, enfatiza.

Instituto Kautsky continua a preservação pela natureza

“Os homens passam, mas suas boas obras permanecem. O tempo cuidará de dar-lhes o valor que merecem”, declarou o “Poeta da Natureza”, como era conhecido, Roberto Kautsky. Ele é reconhecido como o maior descobridor de orquídeas do Brasil. Hoje, o trabalho por ele realizado reflete exatamente o que expressou em seus versos de 1998.

Em 2003, montou o Instituto Kautsky, que realiza pesquisas e projetos em prol da preservação ambiental. Também foi o responsável pela Reserva Kautsky, uma área de 335 mil metros quadrados, com mais de 100 mil espécies, constantemente visitada por pesquisadores do mundo todo.

O médico, cofundador do Instituto Kaustky e então professor de Medicina na UFES, Laerte Damaceno, conta que conheceu pela mídia o trabalho de Roberto Kautsky e via na biodiversidade uma grande oportunidade para negócios sustentáveis. Embora não o conhecesse, marcou um encontro para discutir ideias e rapidamente perceberam a afinidade de propósitos.

Laerte relembra que concordaram sobre a necessidade de criar uma instituição que sustentasse um Centro de Ensino e Pesquisa da Biodiversidade, utilizando a orquídea e o acervo de Kautsky como base. “Nós reunimos um grupo de amigos de Campinho e Vitória para elaborar o estatuto, cumprir formalidades, e fundamos o Instituto Kautsky em tempo recorde”, diz o Médico Laerte Damasceno.

A reserva natural hoje contém 16 trilhas, além das inúmeras descobertas já documentadas, algumas das quais foram publicadas internacionalmente (no Japão, Estados Unidos e Alemanha). Várias outras aguardam registro e publicação.

O pesquisador foi um dos idealizadores do Núcleo de Orquidófilos de Domingos Martins e Marechal Floriano, criado no ano de 1998. Em sua homenagem também foi criado o “Dia do Orquidófilo Martinense”, instituído há dois anos por meio da Lei Municipal n.º 2.626/2014. A data, celebrada em 23 de maio, coincide com o nascimento de Kautsky.

Veja também

festcine

​Festival de cinema de Pedra Azul tem mais de 1,5 mil inscrições de 98 países

maus tratos a cachorro

PCES conclui investigação sobre crime de maus-tratos a cachorro esfaqueado na Serra e indiciará suspeito

policia recebe viaturas blindadas

Polícia Militar recebe 22 novas viaturas blindadas

ministerio da saude

Ministério da Saúde viabiliza tratamento inovador no SUS para crianças com AME. Pela primeira vez, será ofertada uma terapia gênica na rede pública

sesa coren es

Sesa marca presença no II Congresso Capixaba de Urgência e Emergência promovido pelo Coren-ES

dia mundial da agua

Governo do Estado anuncia novos investimentos em alusão ao dia Mundial da Água

reforma e ampliação de ginasio

Ginásio Jones dos Santos Neves (DED) passará por obras de reforma e ampliação

cafe conilon

Ricardo Ferraço participa da assembleia da maior cooperativa de café conilon do Brasil