
Gastronomia
Risoto de carne de panela
Publicado em 25/06/2025 às 08:00



Como já dizia o sábio químico francês Antoine Lavoisier, “nada se cria, nada se perde, tudo se transforma…”. Seguindo esta máxima e como havia preparado no dia anterior uma “carne de panela” muito saborosa utilizando paleta bovina, considerada uma “carne de 2ª” (conforme os entendidos, não existe “carne de 2ª”, mas sim “boi de 2ª”…rs), resolvi que seria uma forma adequada de utilizar suas sobras confeccionando um risoto!
Comecei com o tradicional sofrito: refoguei em azeite uma colher de sopa de tempero caseiro de alho e cebola, uma cenoura descascada e picada, uma cebola também descascada e picada, uma quarta parte de abobrinha verde redonda com casca, uma pitada de lemon pepper e uma de sal. Quando estavam cozidas al dente adicionei ½ quilo de arroz Carnaroli (poderia ser o Arbóreo), dei uma boa refogada até os grãos começarem a ficar translúcidos e acrescentei uma taça de vinho branco da uva Chardonay, que era o que eu tinha disponível no momento, mas pode ser de outras uvas!
Evaporado o álcool do vinho, comecei a colocar conchas de um caldo quente que já estava pronto, saborizado com Sazon de legumes (o ideal seria usar um caldo feito em casa…), mexendo sempre até o arroz soltar o amido e fornecer cremosidade à mistura. Quando chegou nesse ponto, os grãos ainda al dente, acrescentei a carne de panela que eu havia picado e seu caldo, uma colher bem cheia de manteiga, homogeneizei bem, adicionei uma colher de sopa de queijo parmesão ralado grosso e outra de salsinha fresca picadinha!
Imediatamente servi, pois risoto não espera ninguém! Ficou muito bom, modéstia à parte! Foi acompanhado, e muito bem, por um vinho tinto da uva Pinot Noir! Bom apetite!