Rio tem mega operação policial em dez favelas na manhã desta segunda

Publicado em 15/07/2024 às 09:02

Compartilhe

police

Foto: Freepik

As polícias Militar e Civil do Rio de Janeiro estão realizando uma megaoperação em dez comunidades na Zona Oeste da capital nesta segunda-feira. Denominada “Ordo”, a operação ocorre nas seguintes localidades: Cidade de Deus, Gardênia Azul, Rio das Pedras, Morro do Banco, Fontela, Muzema, Tijuquinha, Sítio do Pai João, Terreirão e César Maia. Essas comunidades estão situadas nos bairros de Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Recreio, Itanhangá, Vargem Grande e Vargem Pequena. Não há previsão para o término da operação.

O governador Cláudio Castro está acompanhando a ação e fez declarações sobre os objetivos da operação:

“Hoje estamos dando um grande passo contra a ação criminosa. Temos visto ao longo do tempo o avanço de instituições criminosas que, infelizmente, tiram a paz da nossa população. Tenho repetido, constantemente, que não há lugar nesse estado onde o poder público não entre. Trabalharemos para a retomada da ordem nessa região que vai do Itanhangá até as Vargens”, afirmou ele.

Castro destacou que um dos principais objetivos é combater a lavagem de dinheiro da criminalidade:

“Retomaremos os serviços públicos, que infelizmente têm sido utilizado por essa criminalidade na intenção de obtenção de recursos e de lavagem de dinheiro. Combateremos todo o tipo de crime: patrimonial, público, ao meio-ambiente. Estamos trabalhando aqui de forma integrada para que demonstremos a essa criminalidade que muito mais forte que o poderio deles é o poder do estado, é o poder da Justiça e o poder de nossas polícias. Vamos sair daqui hoje e vamos demonstrar a esses que estão transviados da sociedade que muito maior que a vontade deles de ter um julgo patrimonial e territorial são as nossas polícias para livrar o cidadão de bem, para garantir a ordem e garantir o direito de ir e vir”.

Avanço do Comando Vermelho (CV)

A operação ocorre um dia após uma reportagem do GLOBO revelar que, segundo dados do Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos (Geni) da UFF e da Polícia Civil, o Comando Vermelho (CV) financiou grupos armados e coordenou dezenas de ataques que resultaram na tomada de 19 comunidades em 14 bairros diferentes na Baixada de Jacarepaguá.

Essas áreas eram anteriormente controladas por paramilitares. O interesse do CV na região vai além das bocas de fumo; os traficantes estão replicando o modelo de milícia, explorando a venda de gás, pacotes de internet e o mercado imobiliário, diversificando suas atividades criminosas.

Atualmente, há quatro favelas na Grande Jacarepaguá que são alvos constantes de ataques do CV, incluindo Rio das Pedras, considerado o berço da milícia carioca. Além disso, há focos de disputa na Zona Norte, Baixada Fluminense e São Gonçalo, na Região Metropolitana. Um levantamento da inteligência da PM aponta que o CV domina 1.085 localidades em todo o estado, superando a soma dos territórios controlados pela milícia e outras facções do tráfico.

Fonte: Portal IG

Veja também

IMG_2293 (2)

Gêmeos capixabas conquistam pódios no International Open de Jiu-Jitsu

Captura de tela 2025-11-17 094421

Governo entrega barracas de feira e reforça estrutura da agricultura familiar em Pedra Azul

HQF_5391

Governo do Estado promove recepção de novos professores efetivos da Sedu

Imagem do WhatsApp de 2025-11-17 à(s) 11.53.28_09587a35

Coral que se apresentou ao Papa e na Casa Branca chega ao ES

toms0114

Enem 2026 será utilizado para avaliação da educação básica

capa

Depósito com cerca de 100 veículos abandonados em Domingos Martins escondia focos de mosquito

Design Marcel Carone1

Quando o governo inclui, a sociedade avança

enem 2 dia

Enem 2025: confira orientações para o 2º dia de provas