Retirada de quebra-molas na BR-262 preocupa moradores em Marechal Floriano
Publicado em 10/01/2023 às 21:42
Texto: Julio Huber / Fotos: Divulgação
A retirada de dois quebra-molas localizados no km 56,5 da BR-262, no Trevo de Paraju, em Marechal Floriano, tem preocupado moradores da região. A remoção das lombadas ocorreu durante o dia de hoje (10), por funcionários de uma empresa que presta serviço ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Em grupos de WhatsApp, moradores comentavam que a retirada dos quebra-molas – mesmo que no local também há radares – pode contribuir para a volta de acidentes no local. Antes da instalação dos quebra-molas, em março do ano passado, diversos graves acidentes estavam ocorrendo com frequência.
A última ocorrência grave, antes dos quebra-molas, tirou a vida do ex-vereador e empresário do município, Amarilio Klein. Desde então, nenhum acidente grave ocorreu no local. Dois radares também foram instalados na mesma época, mas ainda não estão em funcionamento.
De acordo com o superintendente do Dnit no Espírito Santo, Romeu Scheibe Neto, a retirada dos quebra-molas se faz necessária para que o Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), que é um braço operacional do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), realize o procedimento de aferição dos equipamentos controladores de velocidade instalados no local.
“Assim que o serviço for concluído, os quebra-molas serão instalados novamente. Talvez tenhamos que reposicioná-los”, destacou o superintendente do Dnit. Na época em que os equipamentos foram instalados, os prefeitos de Domingos Martins, Wanzete Kruger, e o prefeito de Marechal Floriano, Cacau Lorenzoni, se reuniram com Romeu Scheibe Neto, quando destacaram outros pontos perigosos da rodovia, que também receberam radares.