Ressuscitada árvore que estaria morta no jardim de Marechal Floriano

Publicado em 07/02/2018 às 10:12

Compartilhe

Uma árvore adulta da espécie ipê, que secou repentinamente e supostamente estaria morta há mais de três anos, a julgar pela situação de secura que apresentou ao longo do tempo, está demonstrando sinais de vida com os surgimentos de pequenos e médios “brotos”.

A árvore, um ipê roxo, é uma das onze de espécies gerais plantadas e cuidadas pelos servidores municipais de Marechal Floriano, no terreno ao lado da ferrovia, onde, nas épocas de Natal e da Páscoa, são instalados ornamentos de espécies gerais das duas épocas.

Nos anos anteriores, no período pascal e durante a festa natalina, o ipê roxo não se apresentava com folhas verdes como as outras e sim, totalmente seca. O fato atraiu a atenção de muitas pessoas nas duas ocasiões, que questionaram sobre a situação.

Ressuscitada arvore que estaria morta no jardim de Marechal Floriano 02.jpegO servidor público José Schneider, comentou que observou as folhas verdes caírem e darem lugar também a outras que secaram. “Mas nos últimos dias, após mais de dois anos, pude observar que o ipê roxo está se recuperando com centenas de brotos surgindo nos galhos. Excelente… foi um presente!”, disse.

A comerciante Soraya Ambrozini, disse que acompanha a situação periclitante da árvore da espécie ipê, que aparentemente estaria morta há mais de três anos. “Para a nossa alegria, centenas de brotos surgiram repentinamente e só temos de agradecer à natureza, o Senhor…”, sorria.

Tecnicamente, conforme o biólogo e professor de UFES, Oberdan José Pereira, não é normal essa maneira de sobrevida da árvore, entretanto, pode ter ocorrido uma reserva de nutrientes e os hormônios provocaram esta reprodução. “Vamos observar se existirá realmente essa consolidação”, comentou.

Veja também

5-anos-de-vacina-contra-a-covid-19

Cinco anos de vacina contra a Covid-19: mesmo após a pandemia, vacinação ainda é importante

Projeto do Ismael (7)

Incaper desenvolve projeto com plantas bioativas para criação de bioherbicidas sustentáveis

Trabalhador-funcionario-emprego-Freepik.

Como garantir a permanência de profissionais talentosos é tema de palestra no Senac de Venda Nova do Imigrante

CARNE_FREEPIK.

Mais quatro frigoríficos brasileiros são habilitados pelo Vietnã para exportar carne bovina

WhatsApp Image 2026-01-14 at 4.18.26 PM

Militares realizam importante apreensão em Santa Maria de Jetibá

WhatsApp Image 2026-01-15 at 00.13.38

Carreta com carga de algodão tomba na BR-262, em Domingos Martins

WhatsApp Image 2026-01-13 at 16.10.23

Projeto vai fornecer sementes da Mata Atlântica para agricultores capixabas implantarem agroflorestas

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1

EUA suspendem vistos de imigração para Brasil e outros 74 países