Resolução declara Cenário Crítico para uso da água em Santa Teresa e São Roque do Canaã

Publicado em 21/07/2019 às 12:44

Compartilhe

As sub-bacias dos rios Perdido, Alto Santa Maria, Tabocas, Cinco de Novembro e Vinte e Cinco de Julho, entre os municípios de São Roque do Canaã e Santa Teresa, entraram em Cenário Crítico para o uso da água devido à baixa vazão do Rio Santa Maria do Doce. O cenário foi decretado nesta quarta-feira (17), por meio de uma resolução da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh).

A resolução estabelece restrições para captação de água superficial e subterrânea nos mananciais inseridos na Bacia do Rio Santa Maria do Doce, que se localizam acima do ponto de captação de água da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) nas coordenadas UTM 326313/7815826.

Produtores rurais que irrigam lavouras localizadas nos pontos descritos só poderão captar água em dias pares do mês. As restrições de uso nos dias ímpares não se aplicam às captações com finalidade de abastecimento humano e dessedentação animal.

Acesse a Resolução Agerh nº 002/2019

O Cenário Crítico substitui o Cenário de Alerta estabelecido no último mês de junho e foi necessário devido à escassez hídrica no Rio Santa Maria do Doce, que abastece todo o município de São Roque do Canaã. A Cesan faz rodízio de abastecimento de água na cidade desde o mês passado.

Para a breve volta à normalidade, a Agerh orienta os produtores rurais que priorizem a irrigação durante a noite para evitar a perda da água através da evaporação.

Veja também

lula_rio_doce_2

Lula afirma que governo tem apoio popular para enfrentar sanções de Trump

11072025-pzzb5414

Alfabetização infantil fica abaixo da meta nacional, aponta MEC

fachada-ministerio_mcamgo_abr_100420231818-28

Ministério da Fazenda eleva previsão de crescimento do PIB para 2,5% e reduz projeção de inflação

Capa texto teleconsulta 09 07

Todos os 78 municípios do estado contam com salas de teleconsulta

capa_49015_AssembleiaLegislativaLucasSCosta5

Assembleia Legislativa anuncia concurso público com 35 vagas e salários de até R$ 9,6 mil

b044e60a2dc88717769a2fd06302da41_lg_original_

Faes alerta para impactos de tarifa dos EUA sobre produtos capixabas

WhatsApp Image 2025-07-08 at 13.56.53

Projeto incentiva cultivo sustentável de cacau por agricultoras capixabas

{D5DBB1AA-6DEB-4DEE-34CA-D61ACE11D0D1}

Alfredo Chaves sedia final do Campeonato Brasileiro de Parapente de Pouso de Precisão