Representantes de Israel e Palestina no Brasil comentam plano de paz

Publicado em 13/10/2025 às 14:34

Compartilhe

22575

Foto: Freepik

Entidades que representam israelenses e palestinos no Brasil se manifestaram nesta segunda-feira (13) sobre os avanços na implementação do plano de paz na Faixa de Gaza. A movimentação ocorre após a troca de reféns e prisioneiros entre Israel e o Hamas, realizada pela manhã, como parte do acordo de cessar-fogo anunciado na última quarta-feira.

A operação começou com a libertação de 20 reféns israelenses sobreviventes, enquanto prisioneiros palestinos também deixaram as prisões e retornaram para suas comunidades.

Em nota, a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) celebrou a libertação dos reféns.

“A Fisesp recebe com profunda emoção e imenso alívio a notícia de que, após 738 dias de dor, angústia e incerteza, todos os reféns vivos sequestrados pelo Hamas em 7 de outubro de 2023 estão finalmente de volta em casa.”

A entidade destacou ainda que este é “um momento de renascimento e fé, um marco de humanidade em meio a um longo período de sofrimento que uniu corações em Israel e em todo o mundo”. O comunicado termina com o desejo de que “este novo capítulo seja de reconstrução, diálogo e esperança”.

Já o presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), Ualid Rabah, afirmou que o cessar-fogo é essencial para garantir a sobrevivência do povo palestino.

“O povo palestino precisa parar de morrer, parar de ser exterminado. Precisa ter a certeza de que deitará em sua casa ou em suas barracas, onde for possível, já que 92% das residências foram destruídas. O cessar-fogo é o primeiro passo para qualquer discussão ou saída futura e duradoura”, afirmou.

Apesar de apoiar o acordo, Rabah fez ressalvas e defendeu a presença de forças internacionais para garantir a paz.

“É necessário ter uma força de paz internacional bélica que assegure a segurança do povo palestino. Sem isso, não há garantias de que, após uma troca de prisioneiros, não ocorra novo bloqueio de Gaza ou a continuidade da ocupação. A troca de prisioneiros é ínfima e não representa as necessidades reais. Ainda há muito a ser discutido”, concluiu.

Cúpula internacional discute plano de paz

Após a troca de reféns e prisioneiros, uma cúpula com mais de 20 líderes mundiais ocorre nesta segunda-feira no Egito. O encontro, realizado na cidade turística de Sharm el-Sheikh, tem como pauta principal a avaliação do plano de paz proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Fonte: Agência Brasil

Veja também

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana

IMG_2956-1

Temporada de Abertura do Cais das Artes recebe Vanessa da Mata e coloca o Espírito Santo no mapa artístico do Brasil

cacau-freepik

Faes alerta para riscos fitossanitários e concorrência desigual na importação de cacau

20260130075900__N6A0460.jpg

Governo do Estado conclui embarques do Programa de Intercâmbio Estudantil 2025

capa_50121_MarceloSantosLucasSCosta

Assembleia tem papel essencial na estabilidade do Estado em ano eleitoral