Reoneração sobre o diesel não vai refletir no bolso do consumidor afirma Ministro da Fazenda

Publicado em 27/12/2023 às 09:07

Compartilhe

diesel-27-12-freepik

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta terça-feira (26) que o governo deve lançar, ainda esta semana, um programa para compensar a depreciação acelerada da indústria. E garantiu que as perspectivas para 2024 são boas e que, mesmo com a reoneração do diesel, o consumidor não irá sentir no bolso, já que estão sendo feitos cortes superiores ao custo dos impostos cobrados.

A volta do imposto sobre o diesel será a partir de 1º de janeiro. “A Petrobras anunciou hoje um segundo corte de preço no mês de dezembro, assim, o custo cai mais do que a reoneração prevista. Se você comparar o preço do diesel que será praticado em 1º janeiro de 2024 com o valor de 1º de dezembro de 2023, ainda terá uma queda no preço mesmo com a reoneração. Não há razões para aumentar o valor para os consumidores”, afirmou.

Segundo Haddad, o compromisso com a indústria é de fazer com que os empresários possam abater do Imposto de Renda a depreciação de forma mais acelerada do que a lei permite hoje. “Os empresários vão ter um estímulo a mais para adquirir máquinas mais modernas e aumentar a produtividade da economia brasileira”, disse.

Ao fazer um balanço de 2023, o titular do Ministério da Fazenda destacou que já foram estudadas as medidas estratégicas para o próximo ano, as quais considera “muito prudentes e bem pensadas” para equilibrar 2024. Segundo o ministro, o planejamento deve ser encaminhado em breve para o Congresso Nacional, após análise do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Casa Civil.

“O que queremos aprovar são coisas boas para o País. Então, estamos terminando o ano com bons indicadores em todos os aspectos: emprego, inflação, câmbio, juros, tudo convergindo para o patamar que desejamos. Esse é o fruto de um trabalho que tem que ter continuidade com transparência, capacidade de diálogo e articulação, demonstrando para sociedade o que está sendo seguido”, disse.

O ministro finalizou dizendo que ainda há um caminho a ser trilhado. “Não está terminado o trabalho da Fazenda para colocar ordem naquele caos que foi herdado do ano passado para cá. Temos que continuar”, finalizou.

Fonte: Agência Gov/ Foto: Freepik

Veja também

medico-falando-com-mulher-senior (1)

Agora Tem Especialistas: Ministério da Saúde estabelece as linhas de ação para reduzir tempo de espera por atendimento especializado no SUS

doação de sangue

Ministério da Saúde lança campanha para incentivar doação regular de sangue

aparelho de ultrassom

Governo do Estado reforça rede hospitalar com entrega de novos aparelhos de ultrassonografia

DP Marechal Floriano

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Marechal Floriano

10843

Conflito em Israel: Embaixada do Brasil inicia levantamento de brasileiros que desejam deixar o país

c930225e-0901-4cfe-9d14-f3fe934b3655

Chuvas no RS deixam três mortos, milhares de desalojados e desabrigados

24063

Fiscalização conjunta combate irregularidades na cadeia de exportação de grãos

apresentacao_totem-gov2-1

Governo do Estado vai implantar Totens de Segurança blindados e com inteligência artificial na Grande Vitória