Região de montanhas ganha nova rota turística

Publicado em 22/05/2019 às 13:12

Compartilhe

As montanhas capixabas, aos poucos, ganham novas opções para quem deseja explorar a região turisticamente. Uma das novidades é a Rota Vale do Inhame, que está em fase de consolidação, mas já conta com atrações gastronômicas, de hospedagem e muita história. São 24 quilômetros para explorar e se encantar sozinho, a dois ou com a família.

A rota, batizada em homenagem à planta característica da região, percorre os municípios de Marechal Floriano, Alfredo Chaves e Vargem Alta. O percurso liga o km 72 da BR-262, na altura da localidade de Victor Hugo, em Marechal Floriano, a Castelinho, comunidade de Vargem Alta. Pelo caminho é possível encontrar vinícolas, produtos artesanais, área de lazer, queijarias e outros atrativos, incluindo as propriedades que cultivam o inhame.

Mais que um trajeto turístico, a rota tem a missão de ajudar a economia local. “Nós queremos desenvolver a cadeia produtiva e a agricultura familiar. Temos que dar destaque a esse produto, incentivar as pesquisas com o inhame e valorizar a história”, defende o agricultor Jandir Gratieri, diretor-presidente da Associação dos Produtores de Inhame de São Bento do Espirito Santo (Apisbes), entidade que fomenta a criação da rota.

História, aliás, a Rota Vale do Inhame tem bastante. Ali estão propriedades que cultivam esse tubérculo desde a época dos nonos e nonas italianos que chegaram à região. Ainda no Vale, especificamente em São Bento de Urânia, encontra-se a cabeceira do Rio Benevente, curso de água diretamente ligado à imigração da Europa no fim do século IXX. Por isso, os visitantes podem conhecer um pouco das tradições dos descendentes desses colonizadores, da culinária à hospitalidade.

A Rota Vale do Inhame, como o nome deixa evidente, tem forte ligação com o plantio desse produto. A variedade São Bento, genuinamente capixaba, possui até Indicação Geográfica – uma espécie de certificado de origem – que torna a cultivar única e oficialmente vinculada aos locais onde é produzida.

Já são aproximadamente 20 estabelecimentos incluídos no circuito turístico e o número tende a aumentar. “Estamos começando agora esse trabalho e é dever de casa de cada empreendedor ajudar a fazer crescer”, conclui Jandir.

Veja também

WhatsApp Image 2026-02-02 at 13.21.36

Marechal Floriano completa um ano sem registros de homicídios

IMG_81103

Força pela Vida combate bebida e direção com operação Lei Seca

tempo- freepik

Espírito Santo terá temperaturas acima da média e menos chuvas em fevereiro

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano