Reflorestamento é destaque em evento promovido pela fábrica de biscoitos Kebis
Publicado em 10/12/2019 às 17:45
A fábrica de biscoitos Kebis, tradicional em Domingos Martins, realizou um evento para compartilhar ações ambientais entre seus funcionários, familiares e parceiros da empresa. De acordo com um dos proprietários da Kebis, Valter Braun, o evento anual de ação de graças, que terminou com um café colonial, também é uma forma de confraternização e agradecimento.
Um dos convidados do evento foi Nilton Broseghini, de Santa Teresa, que é conhecido como o homem que plantou quase meio milhão de árvores, em diversas campanhas. Ele falou um pouco de sua experiência na preservação ambiental. Carlos Humberto de Oliveira, do Plantio Brasil, também esteve presente.
Durante o evento, Valter Braun apresentou imagens de locais desertificados no Brasil e no mundo, e alertou a todos sobre a importância da preservação e recuperação das florestas. Ele citou que é possível recuperar áreas degradadas, a exemplo do trabalho feito por Broseghini.
Além de já ter reflorestado áreas em 15 municípios do Estado, Nilton Broseghini trabalha com educação ambiental e oferece palestras em escolas e oficinas de produção de mudas. As sementes ele já sabe onde encontrar e não precisa gastar nem um centavo com isso: todas são coletadas nas áreas que ele mesmo plantou.
“Começamos a reflorestar, criamos alguns viveiros, formamos grupos e realizamos ações de educação ambiental nas escolas. Criei uma oficina de produção de mudas nativas da Mata Atlântica em todas as escolas de Sana Teresa e até nos municípios vizinhos. Vou catando sementes, identificando, estudando as sementes”, contou.
Ele contou que o trabalho começa com uma campanha da caixinha de leite. “A gente expõe as sementes e eu falo sobre elas e como elas são plantadas. O aluno produz a muda, que fica em um cantinho na escola, e são cuidadas por eles e professores. Depois essas mudas são levadas a um terreno do próprio pai do aluno e é feito o plantio”, informou Broseghini.
Durante o evento realizado pela Kebis, Nilton Broseghini apresentou um quadro com várias fotografias, que mostram áreas degradadas, e recuperadas após o plantio de árvores.
Kebis ajuda a reflorestar áreas degradadas
Não foi por acaso que o plantador de árvores falou para os participantes da empresa Kebis. Um projeto ambiental importante também é desenvolvido pela fábrica de biscoitos.
Todo funcionário da empresa ganha um pacote de biscoitos para levar para casa semanalmente. As embalagens vazias são levadas de volta para a empresa e cada funcionário a enche de terra e planta uma semente de árvore. O resultado desse trabalho foi a criação de um projeto ambiental que é um sucesso.
A empresa Kebis fica próximo ao centro de Domingos Martins, na região onde passa o Braço Sul do Rio Jucu. “Faço questão de deixar na entrada da empresa uma foto de como era esse rio antigamente e outra como está agora. A situação é triste, mas podemos mudar essa realidade e ver novamente nosso meio ambiente lindo como era quando eu era criança”, destacou.
Na Kebis, cada funcionário tem sua bandeja onde são plantadas as sementes, que após nascerem são transplantadas para as sacolas vazias dos biscoitos. Além de ipês, também são cultivadas mudas de braúna, jacarandá, pitanga, nêspera e acerola. Essas mudas são plantadas em várias localidades da região.
“Nesse evento que realizamos anualmente, também enfatizamos a importância dos funcionários e familiares em guardar as embalagens vazias para propagar o projeto de plantio de árvores. Todos precisam entender a importância desse projeto para toda a sociedade. Moramos em uma região abençoada e maravilhosa. A natureza grita por socorro e tentamos ajudar na preservação”, afirmou.
Nilton Broseghini disse que conhecei recentemente o projeto da Kebis e ficou impressionado. “É incrível a ideia da devolução das sacolas para o plantio das árvores. É um projeto ambiental e social que tem tudo a ver com o trabalho que eu realizo. Ações assim deveriam ser mais divulgadas, pois é importante para um futuro melhor para as novas gerações e para nós mesmos”, enfatizou.