Receitas que ensinam e fazem a diferença em escola do Caxixe

Publicado em 17/06/2017 às 13:54

Compartilhe

Trabalhar disciplinas como português e matemática de uma forma diferente e estimulando o conhecimento dos alunos: essa vem sendo a metodologia de ensino utilizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIEF) Caxixe, em Venda Nova do Imigrante, com alunos que participam do “Projeto Receitas”.

Receitas que ensinam e fazem a diferença em escola do Caxixe 04A iniciativa vem sendo desenvolvida pelas professoras Sandra Canal e Ana Flávia Delazaro, desde o mês de abril, com 12 alunos, com idades entre 8 e 15 anos, portadores de deficiências intelectuais e das síndromes de Marfan e Rubinstein-Taybi.

O projeto visa trabalhar a alfabetização destes alunos por meio de atividades práticas em que eles colocam literalmente a mão na massa e as transformam em bolos, biscoitos e cavacos doces.

Sandra conta que as propostas apresentadas nas aulas motivam os alunos, que sempre querem aprender mais. “É uma aula bem diferente, onde é visível a participação dos alunos. A compreensão e a autoestima são nítidas nos alunos que querem mostrar para eles próprios que são úteis, que são importantes e que são capazes que fazer coisas incríveis”, conta a professora.

As aulas, que acontecem todas as terças e quintas-feiras, seguirão até o mês de junho, sempre com uma receita diferente que alunos trazem de casa. “Queremos sempre inovar, ir além da sala de aula de uma forma que não seja cansativa e que eles sintam-se estimulados a aprender”, ressalta Sandra.

Receitas que ensinam e fazem a diferença em escola do Caxixe 02MUITO ALÉM DE UMA BRINCADEIRA – A ideia que é uma verdadeira brincadeira para os alunos também os ajuda no desenvolvimento das coordenações motoras, na percepção tátil e no lidar com a textura dos materiais que são utilizados.

Além das atividades com a coordenação motora dos alunos, a ideia também é voltada para consciência fonológica, onde os alunos recebem orientação da psicopedagoga do colégio, Christine Lilian Bossois.

RECEITA FAMILIAR – O projeto também funciona na casa de cada aluno e os pais têm um papel fundamental nas receitas que dão sequência ao trabalho em sala de aula. “Cada aluno entregou aos pais um material informando como funcionaria o projeto e solicitamos que cada aluno trouxesse uma receita de casa para que pudéssemos fazer na escola”, lembra Sandra.

Várias receitas foram chegando e como os alunos estavam mais empolgados a cada semana com o projeto, veio a ideia: por que não colocar todas essas receitas em um caderno?

“Ao final do projeto, queremos fazer um caderno de receitas que será levado pelos alunos para casa e também convidaremos os pais para que possam vir até o colégio provar essas receitas”, disse Sandra.

Receitas que ensinam e fazem a diferença em escola do Caxixe25 ANOS DE ENSINO – No último dia 20 de maio, a EMEIEF Caxixe completou 25 anos atuando no município de Venda Nova do Imigrante. A instituição, que é muito ligada aos primeiros imigrantes italianos do município, conta com uma estrutura de salas de aula, auditório, biblioteca, refeitório amplo, pátio externo, salas para professores, coordenação, direção, secretaria e uma quadra poliesportiva.

BOX

SÍNDROME DE MARFAN – A síndrome de Marfan é uma doença hereditária que afeta o tecido conjuntivo – responsável pelo fortalecimento das estruturas do corpo. A doença geralmente atinge mais o coração, os olhos, os vasos sanguíneos e também o esqueleto.

Pessoas com síndrome de Marfan geralmente são altas e magras, com braços, pernas e dedos desproporcionalmente longos. Essas características definem aquilo que os médicos chamam de aracnodactilia.

Fonte: http://www.marfan.com.br

SÍNDROME DE RUBINSTEIN-TAYBI – Na síndrome de Rubinstein-Taybi, o portador apresenta polegares e dedos dos pés largos, atraso mental, face peculiar, atraso de crescimento, malformações associadas e uma predisposição para o desenvolvimento da formação. É uma doença genética rara com uma prevalência de 1 em 250.000 nascidos vivos. O tratamento é essencialmente sintomático, sendo necessário apoio educacional especializado, sobretudo ao nível do desenvolvimento psicomotor e terapia da fala.

Fonte: http://www.orpha.net

Veja também

soído

Líder de tráfico de drogas de Cariacica é preso em Domingos Martins

vni

Venda Nova do Imigrante caminha para se tornar a primeira cidade inteligente do Estado

eja matricula

Período de matrícula para alunos da EJA na Rede Estadual de Ensino começa nesta segunda-feira (13)

café freepik

Tomar café pela manhã reduz risco de problemas cardiovasculares, aponta estudo

hospital padre maximo

Jovem descobre gravidez no momento do parto, após diagnóstico errado de infecção urinária

ciam

Rede de apoio em Marechal Floriano registra atendimento a 70 mulheres em situação de vulnerabilidade em 2024

coabriel

Programa Conilon Eficiente transforma a gestão de 160 propriedades e impulsiona resultados

vinícula

Vinícola gaúcha prepara programação especial durante a colheita da uva