GASTRONOMIA

Gastronomia

Receita de Arroz a piemontese

Publicado em 16/08/2024 às 11:42

Compartilhe

GATRONOMIA

Esta preparação combina muito bem com pratos de carne, seja bovina ou suína. Como fomos, eu e minha esposa, convidados para saborear uma “fraldinha na cerveja” na casa de um casal de amigos e vizinhos aqui em Domingos Martins, não tivemos dúvida em confeccioná-la para acompanhar o prato principal!

Apesar do apelo do nome (Piemonte é uma região da Itália!), este prato foi inventado no Rio de Janeiro na década de 1950, pelo Chef do Restaurante La Mole, famoso na época! E fazia muito sucesso!

Comecei refogando, em azeite, uma colher de sopa rasa de tempero caseiro de alho e cebola. Quando começou a dourar adicionei 2 xícaras de arroz parboilizado (eu prefiro utilizá-lo sempre, pois, como já é “parcialmente cozido – partial boiled”, facilita tudo!), deixei refogar um pouco, sempre mexendo para fritar por igual e, na sequência, acrescentei 4 xícaras de água filtrada fria, sendo que na quarta xícara eu dissolvi uma colher de sopa cheia de sal.

Tampei a panela parcialmente e, em fogo não muito alto, deixei-o cozinhando até secar a água e os grãos estarem macios. Provei o sal e o corrigi, desligando o fogo.

Simultaneamente fatiei e refoguei, também em azeite e com uma colher de sopa de tempero caseiro de alho e cebola, 500 g de cogumelos Paris frescos, que eu já havia limpado e partido ao meio no sentido vertical. Quando já estavam delicadamente cozidos, adicionei-os ao arroz pronto, na própria panela. Misturei bem e, a seguir, pus o conteúdo de 2 caixinha de creme de leite UHT e 200 g de queijo parmesão ralado grosso na hora.

Homogeneizei bem e, sobre a superfície superior, coloquei alguns cubos de linguiça fininha calabresa defumada (invenção minha!), da qual eu havia retirado a pele e assado na airfryer até ficarem torradinhos, porém sem deixar queimá-los para não amargar…

Servi imediatamente, levando a panela mesmo para a mesa, e o contraste da crocância dos cubinhos de linguiça com a cremosidade do arroz ficou bastante interessante! Todos adoraram! Com a suculência da fraldinha, então, impossível ficar melhor!

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana

Últimos artigos de Gastronomia

Pesto genovese

Terrine de frango e presunto

Conserva de gengibre

Arroz “Biro Biro”

Ossobuco suíno