Rampa do Monjolo, em Baixo Guandu, recebe Campeonato Brasileiro e Copa do Mundo de Parapente

Publicado em 31/08/2026 às 08:33

Compartilhe

Campeonato de Parapente na Rampa do Monjolo, em Baixo Guandu. .Foto Diuvlgação (10)

Fotos: Divulgação/ Croma Produtora

A Rampa do Monjolo, em Baixo Guandu, no noroeste do Espírito Santo, será palco de duas das principais competições de parapente do calendário nacional e internacional. O local recebe o Campeonato Brasileiro de Parapente (CBP), entre os dias 5 e 12 de setembro, e a Copa do Mundo de Parapente (PWC – Paragliding World Cup), de 3 a 10 de outubro de 2026.

Conhecida entre os praticantes como o “Maracanã do Voo Livre”, a Rampa do Monjolo é considerada uma referência internacional para a modalidade. A estrutura de decolagem e as características geográficas da região oferecem condições para a realização de provas de alto nível. Baixo Guandu também é reconhecido oficialmente como a Capital Estadual do Voo Livre do Espírito Santo, conforme a Lei nº 10.838.

Anúncio

As duas competições devem reunir mais de 250 pilotos da elite do parapente mundial. Além do impacto esportivo, os eventos devem movimentar a economia regional, beneficiando setores como hotelaria, gastronomia, comércio e serviços.

O Campeonato Brasileiro e a Copa do Mundo têm como clube realizador a Associação de Voo Livre de Baixo Guandu (AVLBG). As competições contam com patrocínio dos Supermercados Lavagnoli e das Farmácias Lavagnoli e apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL), da Federação Capixaba de Voo Livre (FCVL), do Paragliding World Cup International (PWC), da Federação Aeronáutica Internacional (FAI) e da Prefeitura de Baixo Guandu.

Condições favoráveis para o voo

Segundo os organizadores Raney Freitas e Ricardo Aquino, a escolha da Rampa do Monjolo está relacionada às características climáticas e geográficas da região, que permitem a realização de provas técnicas, longas e desafiadoras, dentro dos padrões de segurança exigidos para a modalidade.

Anúncio

A localização também favorece o acesso de atletas e visitantes, com proximidade de aeroportos e rodovias. A expectativa é de que a realização das competições contribua para fortalecer o turismo de aventura no município e ampliar a presença de visitantes, inclusive estrangeiros.

As provas serão realizadas diariamente, das 10h às 17h. Os pilotos deverão percorrer circuitos que podem chegar a cerca de 100 quilômetros, passando por pontos previamente determinados e monitorados por GPS.

Entre os cenários dos voos estarão os Pontões Capixabas, conjunto de formações rochosas que alcançam aproximadamente 1.260 metros de altitude e estão entre os principais atrativos naturais da região.

Premiação

O Campeonato Brasileiro de Parapente terá R$ 50 mil em premiação, considerando o número máximo de 120 inscrições pagas. Caso o limite de participantes não seja alcançado, o valor será rateado proporcionalmente entre os inscritos pagantes.

Também haverá premiações diárias para os vencedores das provas. As disputas contemplam as categorias Pro, Aspirante, Feminina, Equipes e Sport. A categoria Pro reúne os parapentes homologados e definirá o campeão brasileiro de 2026.

A programação será aberta ao público, com entrada gratuita. Além de acompanhar as competições, os visitantes poderão contar com estrutura de alimentação, bebidas, banheiros, tendas e áreas sombreadas. Aos finais de semana, também estão previstos shows musicais na área da rampa.

PROGRAME-SE

Campeonato Brasileiro de Parapente (CBP)
Data: 5 a 12 de setembro de 2026
Local: Rampa do Monjolo, zona rural de Baixo Guandu
Realização: Associação de Voo Livre de Baixo Guandu (AVLBG)
Horário das provas: das 10h às 17h
Entrada: gratuita

Copa do Mundo de Parapente (PWC)
Data: 3 a 10 de outubro de 2026
Local: Rampa do Monjolo, Baixo Guandu

Fonte: Assessoria JRSN

Veja também

IMG_7569.jpg

Rede Abraço Mulher e polícias criam fluxo integrado para agilizar atendimento a vítimas de violência no ES

WhatsApp Image 2026-08-27 at 14.35.10

Cais das Artes recebe ARQ.ID 2026 com debates sobre arquitetura, memória e identidade

prato-saudavel_magnific

Pesquisa da Ufes relaciona padrões alimentares à ocorrência de depressão em adultos

Campeonato de Parapente na Rampa do Monjolo, em Baixo Guandu. .Foto Diuvlgação (10)

Rampa do Monjolo, em Baixo Guandu, recebe Campeonato Brasileiro e Copa do Mundo de Parapente

criminosos invadem sítios

Criminosos invadem dois sítios e rendem casal em Marechal Floriano

homem é morto a machadadas

Homem é morto com golpes de machado após invadir residência em Conceição do Castelo

motociclista grave

Motociclista fica gravemente ferido em acidente na BR-262 e foi transferido de helicóptero para hospital

ministério da saúde eventos climaticos

Ministério da Saúde destaca ações para enfrentar a judicialização, as mudanças climáticas e ampliar a inovação tecnológica na saúde