Queda de ponte entre Tocantins e Maranhão deixa 16 pessoas desaparecidas

Publicado em 24/12/2024 às 09:03

Compartilhe

snapinsta.app_471430801_18053718914509012_4997223748923940646_n_1080

Foto: Prefeitura de Estreito

O número de pessoas desaparecidas após a queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, sobre o Rio Tocantins, subiu para 16. O incidente ocorreu na tarde deste domingo (22) e foi atualizado pela Defesa Civil de Estreito (MA) na manhã desta segunda-feira (23). Uma pessoa perdeu a vida e outra permanece hospitalizada.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou solidariedade às famílias das vítimas e informou, por meio de uma rede social, que acompanha de perto os desdobramentos do acidente. “O ministro Renan Filho [Transportes] está no local com os governadores do Maranhão, Carlos Brandão, e do Tocantins, Wanderlei Barbosa, além de autoridades nacionais e locais, para prestar toda a ajuda necessária na retomada do resgate das vítimas e apuração dos fatos. Meus sentimentos às famílias”, escreveu o presidente.

Localizada na BR-226, a ponte conecta os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO). No domingo, o vão central da estrutura, com 533 metros de extensão, cedeu, causando a queda de pelo menos 10 veículos, incluindo quatro caminhões, três carros de passeio e três motocicletas. Em decorrência do acidente, a BR-226 foi interditada.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, comunicou em uma rede social que equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estão a caminho do local para avaliar a situação, identificar as causas do colapso e adotar as providências necessárias. O ministro chegou ao local do acidente no final da manhã desta segunda-feira, acompanhado dos governadores Carlos Brandão (MA) e Wanderlei Barbosa (TO). Há também a possibilidade de construção de uma ponte provisória pelo Exército.

Renan Filho afirmou que, além da vistoria, serão iniciadas medidas para apurar responsabilidades e providenciar a retomada da conexão entre os dois estados. O governador do Maranhão decretou estado de emergência na região e agradeceu o apoio do presidente Lula. “Garanto que não mediremos esforços para apoiar as famílias atingidas e para trabalhar na reconstrução da ponte”, declarou Carlos Brandão em uma rede social.

Por sua vez, o governador do Tocantins destacou a colaboração entre autoridades locais e nacionais no resgate das vítimas, na investigação do ocorrido e no planejamento para a reconstrução.

As buscas na região foram temporariamente suspensas devido ao risco de contaminação da água do rio por substâncias químicas transportadas pelos caminhões que caíram da ponte. No total, 14 mergulhadores participam das buscas. As secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh) e do Maranhão (Sema), juntamente com a Defesa Civil de ambos os estados e a prefeitura de Estreito, alertaram a população para evitar o consumo e o banho nas águas do Rio Tocantins.

No Maranhão, a recomendação abrange os municípios de Estreito, Porto Franco, Campestre, Ribamar Fiquene, Governador Edison Lobão, Imperatriz, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios e São Pedro da Água Branca. A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) determinou a suspensão temporária dos sistemas de captação, tratamento e produção de água em Imperatriz, que depende do Rio Tocantins para o abastecimento. Caminhões-pipa serão enviados para fornecer água a locais públicos, como unidades de saúde e delegacias.

Para minimizar os transtornos, o DNIT divulgou rotas alternativas. Usuários do Tocantins devem seguir pela estrada de Darcinópolis a Luzinópolis, acessar a BR-230 e prosseguir até o km 101, em São Bento. De lá, devem seguir em direção a Axixá e Imperatriz (MA). Já os motoristas vindos do Maranhão devem utilizar a BR-226 até Porto Franco e, de lá, seguir pela BR-010 até Imperatriz.

Fonte: Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil

Veja também

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1

Tribunal dos EUA suspende tarifas de Trump; governo recorre da decisão

img_6886

Congresso dá 10 dias para governo propor alternativa ao aumento do IOF

Reoconhecimento internacional aftosa (1)

Brasil é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação, e Espírito Santo celebra conquista histórica

AdobeStock_292601262

Espírito Santo monitora cenário de aumento de casos das Síndromes Gripais

Santa-Esfiha-1024x684

Festival de jazz reunirá delícias da gastronomia local em Santa Teresa

WhatsApp Image 2025-05-28 at 15.40.11

Governo do Estado assina contratos de repasse do Funsaf para fortalecer a agricultura familiar capixaba

81435ee3-9b0c-465a-b582-f8e3d57d656b

Saúde lança campanha contra fumo e reforça proibição de cigarros eletrônicos

WhatsApp-Image-2025-05-28-at-09.59.24

Governo do Estado anuncia ampliação da oferta de cirurgias de quadril