Projeto quer tornar Festa do Morango de Domingos Martins em patrimônio cultural

Publicado em 11/06/2024 às 10:10

Compartilhe

politica-11-06-Foto-Arquivo-Setur-ES-torta-morango

Foto: Arquivo Setur-ES

Tramita na Assembleia Legislativa proposta para declarar a Festa do Morango de Domingos Martins como patrimônio cultural imaterial do Espírito Santo. A festividade acontece desde 1985, vai para sua 34ª edição e oferece gastronomia típica, cultura, lazer e turismo. O Projeto de Lei (PL) 206/2024 é de autoria do deputado Coronel Weliton (PRD).

“O evento foi criado para promover e valorizar o cultivo e a produção de morango de Pedra Azul e localidades vizinhas, além de gerar renda para os empreendimentos do agroturismo da região. Mais de 30 mil pessoas, entre turistas capixabas, bem como de outros estados do país, visitam a Festa do Morango”, destaca o deputado. 

Realizado uma vez ao ano no distrito de Pedra Azul, sempre na primeira semana do mês de agosto, o evento celebra a colheita e o esforço daqueles que trabalham no cultivo do fruto. Desde 2009 a festa produz a famosa torta gigante, de aproximadamente 500 kg, mas com o aumento do público atualmente são feitas duas tortas para suprir a demanda.

Na justificativa da matéria, o deputado afirma que, neste ano, “a festa adquire um significado ainda mais especial” por causa dos 150 anos da imigração italiana no Brasil. Os europeus, principalmente italianos, alemães e pomeranos, foram os responsáveis por colonizar a região serrana do estado. 

“A Festa do Morango é mais do que uma celebração de colheita, é um reconhecimento do esforço e determinação dos antepassados italianos”, conclui Coronel Weliton. 

Colheita do morango 

Conforme dados do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Espírito Santo possui aproximadamente 300 hectares de morangueiros nos municípios de Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá e Afonso Cláudio. Essa região é conhecida como “Polo do Morango”. 

A época de colheita varia de acordo com o clima e solo de cada região, sendo de abril a outubro na maior parte das localidades. A apanha do morango requer muita dedicação e esforço, pois, se feita de maneira inadequada, a safra pode ser perdida ou ter menor valor de mercado. 

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) explica que existe um tempo ideal de maturação para o morango ser colhido, 60 a 80 dias após o plantio, aproximadamente. Outra recomendação é que a colheita não deve ser feita em dias chuvosos, nem nos horários mais quentes do dia. 

Tramitação 

O PL 206/2024 segue para análise das comissões de Justiça, de Cultura, de Turismo e de Finanças antes de ser votado em plenário pelos deputados da Casa. Acompanhe a tramitação do PL 206/2024

Fonte: ALES

Veja também

WhatsApp Image 2025-10-30 at 14.06.01

Café arábica dobra produtividade com irrigação em unidade demonstrativa do Incaper

WhatsApp Image 2025-11-10 at 18.49.28

Muniz Freire conta com auxílio do Estado para a reestruturação da cidade após forte temporal

WhatsApp Image 2025-11-10 at 15.42.17

Governo do Estado lança nova plataforma sobre mudanças climáticas na abertura da COP30

WhatsApp Image 2025-11-10 at 15.54.01

Festival Mistura Capixaba leva 10 shows gratuitos, muito capixabismo e gastronomia para Santa Leopoldina de 14 a 16 de novembro

Capa coletiva 10 11 25

Secretaria da Saúde conclui investigação laboratorial sobre surto no Hospital Santa Rita

Imagem do WhatsApp de 2025-11-11 à(s) 07.03.12_27742f13

Jovem de Santa Leopoldina se encontra com Príncipe William durante o maior programa ambiental do mundo

Imagem do WhatsApp de 2025-11-10 à(s) 22.05.40_99c71234

Teatro em escolas ensina estudantes das montanhas capixabas sobre o uso consciente da água

Renato-Theodoro ok

Capixaba irá representar mais de 200 mil cafeicultores da América Latina e do Caribe na COP30