Projeto pioneiro em Afonso Cláudio será importante para o meio ambiente

Publicado em 05/12/2016 às 17:45

Compartilhe

No último sábado (03), um grande churrasco em Afonso Cláudio marcou o início de um trabalho cujo resultado pode trazer importantes benefícios para o meio ambiente e se tornar uma referência para a Bacia Hidrográfica do Rio Guandu. Quatro retroescavadeiras trabalharam na abertura de uma grande estrutura (caixa), no terreno de Olandino Kurt, o popular “Dim”.

Permitir a infiltração da água que desce do asfalto e das encostas, abastecer o lençol freático e reter os sedimentos que escorrem para os córregos é a principal finalidade do projeto. Os registros mostram que em época de seca e muitas chuvas, as propriedades localizadas na comunidade do Empoçado já sofreram com os fenômenos da natureza.

projeto pioneiro em afonço cláudio 2Pioneira no município, a ideia partiu do vereador eleito Beriato Alves, que ganhou força dos proprietários rurais a partir da apresentação do projeto por meio de slides e palestras de especialistas no que se refere a planejamento e conservação ambiental. O primeiro local escolhido foi a propriedade do anfitrião Olandino Kurt. Entre os presentes estavam agricultores, representantes da sociedade civil, vereadores e prefeito eleito, Edélio Guedes.

Acompanhando tudo de perto, Guedes elogiou a iniciativa e confirmou apoio da prefeitura dentro de suas possibilidades. “Foi uma importante iniciativa e todos sabem que apoio as boas ideias. Já fiz e quero continuar fazendo algo bom para a sociedade. As questões relacionadas à Bacia do Rio Guandu devem ser uma preocupação de todos”, disse Edélio.

De acordo com o Biólogo José Maria Barbiere Borlote, o projeto será monitorado por profissionais. “Será feito monitoramento nesse período de chuvas, a fim de registrarmos quanta água foi captada, a quantidade infiltrada, bem como a quantidade de sedimentos armazenados, que não foram para os córregos, vizinhos do sítio”, disse o Biólogo José Maria.

O idealizador Beriato Alves, cercado de convidados, disse: “Se provarmos o sucesso de nossa iniciativa, teremos mais apoio, uma vez que queremos expandir esse trabalho no município e contribuir de forma responsável. Precisamos buscar números concretos para mostrarmos ao público que essa ação trará benefícios para o meio ambiente e angariar apoio de outros sitiantes e da Prefeitura Municipal”, concluiu Beriato.

Veja também

2290

Governo estabelece programação orçamentária e financeira para 2026

IMG_2928

Governo do Espírito Santo lança Fundo de Descarbonização, com quase R$ 1 bilhão destinados ao financiamento da transição energética

WhatsApp Image 2026-01-26 at 12.20.05

Incaper amplia atendimento no campo e beneficia mais de 44 mil pessoas em 2025

119601

Rede Abraço passa a oferecer atendimento especializado para dependência em apostas on-line e jogos digitais

cats

Em telefonema a Trump, Lula defende Conselho de Paz exclusivo para Gaza, e com Palestina

MaterialEscolar_Freepik

Prodest alerta cuidados para compra digital de material escolar

lavoura -café- freepik

Primeiros meses do ano marcam fase decisiva no ciclo do cafeeiro

Espírito Santo dá início à colheita do gengibre da safra 2025. Foto Henrique Fajoli - Seag

Exportações de gengibre capixaba crescem em volume e alcançam 50 países