Projeto na saúde de Marechal Floriano é um dos quatro exemplos capixabas apresentados em Brasília

Publicado em 17/12/2023 às 16:23

Compartilhe

pmmf-17-12-capa

Agentes comunitários e de combate às endemias de Marechal Floriano foram diplomados na 1ª Mostra Saúde com Agente, realizada em Brasília (DF), onde também o município foi destaque com um projeto desenvolvido pela Prefeitura. O Ministério da Saúde (MS) conduziu a cerimônia que celebrou projetos de agentes de saúde que foram selecionados com base em experiências de identificação de problemas de saúde nos territórios.

Apenas quatro trabalhos foram escolhidos no Espírito Santo, de iniciativa dos municípios de Marechal Floriano, Castelo, Ibatiba e Marataízes. A 1ª Mostra Saúde com Agente, realizada nos últimos dias 12 e 13 de dezembro, destacou a experiência do trabalho integrado entre agentes de saúde, agentes de endemias, vigilância em saúde e atenção primária à saúde nos municípios. O objetivo é dar visibilidade e reconhecimento aos projetos que fortalecem o Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre os trabalhos selecionados e que concorreram ao prêmio estão: “Educação em Saúde: Estratégia Dinâmica Efetivada pela Integração APS e VS contra o Aedes aegypti”, das agentes Vanuza Trarbach dos Santos e Sonia Maria Soares, de Marechal Floriano; e “Situação Endêmica de Carrapato na Área de Lazer do Bairro Vila Nova”, das agentes Mônica Souza Freitas de Oliveira e Elcio Paneto, de Castelo.

A presença no evento foi marcada pela participação da secretária de Saúde de Marechal Floriano, Maria Arlete Novaes. Ela expressou que o evento é de grande importância, ao destacar um compromisso significativo com a saúde especialmente da cidade de Marechal Floriano, envolvendo tanto a comunidade quanto os agentes de saúde.

“Os agentes de saúde são de extrema importância para nosso município. Esse reconhecimento é muito válido para verem as experiências bem-sucedidas em nosso município e como contribuem para a integração da atenção básica e vigilância em saúde’’, afirmou Maria Arlete.

O Saúde com Agente firmou-se como o principal programa de formação técnica em saúde em formato híbrido, disponibilizando 200 mil vagas em mais de 5.300 municípios e conquistando a aprovação de 88% dos estudantes. Para o ano de 2024, está planejada a abertura de mais 180 mil vagas, abrangendo mais municípios e aprimorando os cursos, com a participação das Escolas de Saúde do SUS.

Texto: Bruno Caetano / Foto: Divulgação

Veja também

cultura-12-04-ft-div

Fames celebra Semana da Voz com performances eruditas e populares de Jacob do Bandolim a Vivaldi

esportes-12-04-ft-div-gov-es

Remo Paralímpico do Vitória FC fatura ouro na 1ª regata de 2024

esportes-12-04-ft-divulg

Final do Capixabão 2024 será transmitida em varias emissoras neste sábado (13)

AGRO-12-04-FT-GOV-ES-DIVUL

Feira ES+Café promove imersão no universo da cafeicultura capixaba

geral-11-04-Reproducao-Banco-Central

Banco Central lança moeda de R$ 5 em comemoração ao bicentenário da constituição do pais

geral-11-04-freepik

Ifes lança editais com 1.045 vagas em cursos técnicos a distância e presencial

brasil-11-04-ft-Lenio-Cidreira-Liberdade-News

Acidente com ônibus de turismo na Bahia deixa 8 mortos e 24 feridos

mat-paga-11-04-brasil

Como Recuperar Conversas Apagadas do Instagram?