Projeto leva ciência e tecnologia para o desenvolvimento da fruticultura no norte do ES

Publicado em 06/03/2024 às 08:22

Compartilhe

agro-06-03-ufes

Foto: Ufes

A Ufes está implementando um projeto de extensão em 26 municípios do norte do Espírito Santo para instalação de Unidades de Referência Tecnológica (URTs), visando dar assistência técnica e científica em fruticultura. O projeto conta com a parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) de Barra de São Francisco, Montanha e Itapina; das prefeituras locais e outros órgãos estaduais.

Intitulado Implantação e Desenvolvimento da Fruticultura na Região Norte do Espírito Santo, o projeto de extensão é vinculado ao Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) da Ufes, do campus de Alegre. O professor do Departamento de Agronomia do CCAE Moises Zucoloto, coordenador do trabalho, conta que esse projeto é similar ao desenvolvido na região do Caparaó, porém com maior número de municípios envolvidos. Lá, onze cidades foram contempladas.

“No Caparaó as URTs instaladas já estão em pleno crescimento e produção. Estão servindo como vitrines para produtores, técnicos, estudantes e pesquisadores da região, ensinando-os a produzir frutos em quantidade e qualidade. Agora vamos expandir a experiência”, afirma o professor.

Municípios

Serão beneficiados na microrregião Centro-Oeste os municípios de Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Pancas, Governador Lindenberg, Marilândia, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã e Vila Valério; na microrregião Nordeste Jaguaré, São Mateus, Conceição da Barra, Pedro Canário, Boa Esperança, Pinheiros, Montanha, Ponto Belo e Mucurici; e na microrregião Noroeste Águia Branca, Mantenópolis, Nova Venécia, Ecoporanga, Barra de São Francisco, Vila Pavão e Água Doce do Norte.

Em cada município serão contemplados dois produtores rurais, totalizando 52. O projeto também prevê melhoria da infraestrutura dos locais estratégicos, denominados núcleos – o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes/Ufes) e sedes do Ifes em Barra de São Francisco, Montanha e Itapina –, para a capacitação dos envolvidos. O investimento total será de R$ 4 milhões por parte do Mapa.

Fonte: UFES

Veja também

acidente rede eletrica

Rede elétrica volta a causar acidentes em Domingos Martins

sandra

Estudante de Marechal Floriano tem uma das maiores notas na redação do ENEM no Estado

alfredo chaves

Alfredo Chaves comemora 134 anos com programação especial

preso por ameacar a namorada

Homem é preso em flagrante por ameaçar de morte sua namorada em Marechal Floriano

namorada morta

Laudo aponta que Damiana Santos foi morta por chutes, socos, estrangulamento e marteladas

homem é preso em dm

Homem é preso com drogas e munições em Domingos Martins

aviao freepik

Estudantes da Rede Pública Estadual embarcam para o Canadá nesta sexta-feira (24)

pesticidas ufes

Pesquisa da Ufes expõe efeitos do uso de pesticidas na saúde de produtores do Espírito Santo