Projeto Jardim Secreto completa seis anos com atividades ambientais em Domingos Martins

Publicado em 10/10/2022 às 16:00

Compartilhe

Projeto-Jardim-Secreto-completa-seis-anos-com-atividades-ambientais-em-Domingos-Martins

A Biblioteca Pública Municipal Argentina Lopes Tristão celebrou, durante todo o mês de setembro, mais um ano de atividades do seu Jardim Secreto. O projeto foi criado em 2016, quando a equipe identificou e passou a proteger uma nascente na área verde anexa aos jardins da biblioteca.

De lá para cá o Jardim Secreto se tornou um agradável ponto de encontro para a realização de diversas ações para toda a comunidade, com foco na educação ambiental. “O objetivo é sensibilizar os colaboradores e os usuários da biblioteca quanto ao consumo consciente e desperdício de materiais. Também promovemos muitas palestras, oficinas e workshops sobre a preservação do meio ambiente, uso sustentável dos ecossistemas terrestres, recuperação de florestas e preservação das nascentes”, conta a bibliotecária Ana Maria Silva.

Com inúmeras espécies de flores coloridas, o jardim conta a história de nascimento, vida e morte por meio das plantas. Com o passar dos anos, o Jardim Secreto foi ganhando parceiros que trouxeram muitas contribuições para seu desenvolvimento: Secretarias municipais de Educação e Esportes, de Meio Ambiente, e de Desenvolvimento Rural; Kebis Biscoitos Caseiros; Rotary Club de Domingos Martins; Coletivo Amigos da Biblioteca de Domingos Martins; Clube do Livro de Domingos Martins e Associação de Povos Germânicos do Espírito Santo (ACAGES).

O projeto Jardim Secreto da biblioteca de Domingos Martins está alinhado com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), nos eixos: Consumo e Produção Responsável, Ação Contra a Mudança Global do Clima, e Vida Terrestre.

“O êxito desse projeto, e de outros desenvolvidos aqui em nossa Biblioteca, reside na disposição da referida instituição em estar atenta às demandas da comunidade, trabalhar de forma participativa com ela, fazer parcerias e estar alinhada às questões que deliberam sobre o futuro do planeta”, complementa Ana Maria.

No último dia 21, os alunos do Centro de Educação Infantil Germano Gerhardt, de Campinho, visitaram o Jardim Secreto, com contação de histórias com a servidora Maria Fardin, e entrega de “bombas de semente” com a gestora ambiental Paula Lucero, e equipe da biblioteca.

Uma roda de conversa sobre sementes crioulas e agroecologia foi a ação comemorativa no dia 23, com a participação do agricultor Leomar Lírio, representante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).

Compostagem e bombas de sementes também foram tema do bate papo, com a participação dos gestores ambientais Paula Lucero e Wanderson Aleixo. O encontro contou ainda com a presença de representantes do Rotary Club, da Câmara Municipal, da Secretaria de Meio Ambiente, do Instituto Estadual do Meio Ambiente (IEMA), do Clube do Livro de Domingos Martins e dos alunos do 9º ano da Escola Municipal Mariano Ferreira de Nazareth.

Texto: Asscom/PMDM

Veja também

Mulher-cai-no-rio

Mulher cai no rio Jucu após ouvir chamado de amiga falecida em Marechal Floriano

CRAS-DM

CRAS de Domingos Martins promove revisão cadastral para famílias de baixa renda

Ultimos-dias-para-inscricao-de-trabalhos-cientificos-academicos-na-Favesu-2024

Últimos dias para inscrição de trabalhos científicos acadêmicos na Favesu 2024

silvicultura

Mecanização é o caminho para a produtividade na silvicultura

Corpo-de-mulher-encontrado-em-MF

Corpo de mulher é encontrado próximo ao Rio Jucu em Marechal Floriano

copa-futsal-feminino

Copa Verde de Futsal Feminino movimenta região das Montanhas Capixabas neste fim de semana

projetos-esportivos-dm

Projetos sociais esportivos em Domingos Martins oferecem vagas para crianças e jovens de 6 a 16 anos

dengue-em-mf-1

Marechal Floriano entra em alerta de alto risco com mais de 100 casos de dengue notificados