Projeto inédito ensina estudantes sobre turismo e desenvolvimento local em Domingos Martins
Publicado em 07/12/2024 às 11:20
Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação
O município de Domingos Martins deu um importante passo para integrar a educação ao desenvolvimento local com o lançamento do projeto Turismo na Escola. Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES) e as secretarias municipais de Educação e de Cultura e Turismo, o projeto visa ensinar os alunos do município sobre o turismo e sua importância para o desenvolvimento cultural, social, econômico e ambiental da região.
O Turismo na Escola busca despertar nos alunos o senso de pertencimento e a consciência sobre o impacto positivo do turismo na comunidade. Por meio de atividades interativas, os estudantes aprendem sobre a preservação do patrimônio histórico e natural, práticas turísticas responsáveis e as oportunidades que o setor pode oferecer em termos de empreendedorismo e desenvolvimento profissional.
O projeto também trabalha temas como a valorização da cultura local e a importância de respeitar as diferenças culturais, estimulando a convivência harmoniosa entre comunidades e visitantes. A EMEF Mariano Ferreira de Nazareth se tornou a primeira escola do estado a receber a iniciativa, que está transformando a maneira como os jovens entendem e valorizam seu próprio território.
A instrutora do Sebrae-ES, Tessalonica Kiefer, moradora de Domingos Martins e idealizadora do projeto, ressaltou a importância da ação para a formação de uma nova geração de cidadãos conscientes sobre o impacto positivo do turismo. “Este projeto é uma oportunidade única para as crianças se conectarem com a história e a cultura local, compreendendo o papel do turismo no desenvolvimento econômico e social da região. Estamos ensinando não só sobre a importância de preservar os pontos turísticos, mas também sobre como o turismo pode gerar oportunidades profissionais e enriquecer as vidas dessas crianças”, comenta.
O projeto foi estruturado para atender alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). Composto por cinco oficinas, as atividades incluem simulações de viagens, concursos culturais, dinâmicas sobre turismo sustentável, entre outros. Cada oficina aborda temas essenciais como: o que é o turismo em Domingos Martins, turismo responsável e sustentável, e o impacto do turismo na cultura local.
Durante o ciclo de oficinas, os alunos estão sendo desafiados a criar vídeos e desenhos sobre pontos turísticos da cidade, com premiações para os melhores trabalhos. Participaram do projeto uma turma do 3º ao 4º ano matutino e outra turma do 6º ao 9º ano vespertino.
O ponto alto do projeto ocorreu na última segunda-feira (02), quando os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar um roteiro turístico pela cidade. O passeio incluiu visitas a importantes pontos turísticos locais, como a Rua de Lazer, a Praça Dr. Arthur Gerhardt, a Igreja Luterana e o Hotel Imperador.
Os alunos também conheceram a Cascata do Galo, a fábrica de biscoitos Kebis e o Recanto da Roça, onde o projeto foi oficialmente encerrado com a entrega de medalhas, troféus e premiações. “Para o próximo ano queremos levar esse projeto para Santa Teresa, Santa Leopoldina e espero também continuar com estudantes de Domingos Martins”, contou Tessalônica.