Projeto Gota de Vida realiza pesquisa sobre cultura da doação de sangue e medula óssea

Publicado em 29/06/2022 às 14:28

Compartilhe

Projeto-Gota-de-Vida-realiza-pesquisa-sobre-cultura-da-doacao-de-sangue-e-medula-ossea

O projeto Gota de Vida, do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), desenvolveu uma importante pesquisa sobre a cultura de doação de sangue e de medula óssea no Brasil. O objetivo é compreender os hábitos da população no que se refere à doação de sangue e de medula óssea. 

Toda a população pode participar do estudo e responder o formulário, sendo pessoa doadora ou não de sangue e medula óssea, por meio do link https://bit.ly/pesquisa-gotadevida 

O resultado obtido vai colaborar para a construção de projetos que visam a fomentar a cultura da doação, assim como o Gota de Vida. O formulário é anônimo e leva poucos minutos para ser concluído.

Visitas aos hemocentros regionais 

A equipe do projeto Gota de Vida tem visitado os Hemocentros Regionais de Colatina, Linhares e São Mateus, além da realização de pesquisa com os doadores e as doadoras no Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), em Vitória. 

O objetivo é entender e traçar o perfil de quem doa sangue ou se cadastra para ser um possível doador de medula óssea no Estado, já que são potenciais usuários e usuárias da plataforma Gota de Vida. 

Os entrevistados e as entrevistadas que demonstraram interesse puderam testar o aplicativo em primeira mão para, posteriormente, responder as perguntas sobre a experiência. 

Após a fase de testes, entrevistas e da pesquisa via formulário, a equipe desenvolvedora vai realizar adequações na plataforma, se necessárias, para o lançamento no segundo semestre deste ano.

Gota de Vida 

O Gota de Vida é uma plataforma digital desenvolvida pelo ICEPi, com o objetivo de impulsionar as doações de sangue e o cadastro para possíveis doadores de medula óssea, além de fidelizar esses usuários. 

Criado em parceria com o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), a equipe desenvolvedora é formada por Ezequiel Demetras Silva, Fábio Daniel Mazioli Alvarenga e Giulyana Mazioli Alvarenga, e coordenada por Murillo Birchler Xavier e Rafael Duarte Oliveira. 

De acordo com a equipe, os testes começaram em junho e será por meio do celular que o cidadão poderá acessar as informações sobre como e onde doar, além de outras funcionalidades. 

O gerente de Inovação do ICEPi, Daniel Henrique Rezende Carvalho, ressaltou a importância de iniciativas como o “Gota de Vida” para a gestão pública. “Espero que a ferramenta estimule a doação de sangue e a ampliação do cadastro de doadores de medula óssea e assim a Secretaria da Saúde (Sesa) consiga manter os bancos de sangue em níveis adequados”, pontuou.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

Concurso-de-Qualidade-de-Amendoas-de-Cacau-Capixaba-chega-a-etapa-de-visita-das-propriedades

Concurso de Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba chega à etapa de visita das propriedades

Festa-de-Rodeio-de-Venda-Nova-do-Imigrante-tera-sorteio-de-R-100-mil-beneficente-ao-Hospital-Padre-Maximo-1

Festa de Rodeio de Venda Nova do Imigrante terá sorteio de R$ 100 mil beneficente ao Hospital Padre Máximo 

Festuris-Gramado-tera-participacao-da-Argentina-1

Festuris Gramado terá participação da Argentina

desfile-de-natal-natal-luz-gramado-3

Decoração da próxima edição do Natal Luz já toma os primeiros contornos em Gramado

Ruas-de-Marechal-Floriano-ganham-novas-placas-com-identificacoes

Ruas de Marechal Floriano ganham novas placas com identificações

Noite-Alema-sera-no-proximo-sabado-13-em-Marechal-Floriano-1

Noite Alemã será no próximo sábado (13) em Marechal Floriano

Criancas-arrombam-porta-de-escola-e-deixam-rastro-de-destruicao-em-Santa-Maria-de-Jetiba

Crianças arrombam porta de escola e deixam rastro de destruição em Santa Maria de Jetibá

Policia-interdita-fabrica-que-comercializava-cafe-irregular-no-Espirito-Santo

Polícia interdita fábrica que comercializava café irregular no Espírito Santo