Projeto de Lei propõe regulamentação para circulação de cães policiais e bombeiros no ES

Publicado em 28/03/2025 às 08:32

Compartilhe

corpo_48393_CoronelWeliton2025EllenCampanharo

Foto: Ellen Campanharo

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) está analisando uma proposta para regulamentar a circulação de cães policiais e bombeiros em espaços públicos e transportes coletivos no estado. O Projeto de Lei (PL) 158/2025, de autoria do deputado Coronel Weliton (PRD), busca garantir esse direito.

De acordo com a proposta, servidores públicos acompanhados por cães policiais ou bombeiros poderão ingressar e permanecer com os animais em qualquer meio de transporte e estabelecimento aberto ao público. Impedir esse acesso será considerado ato de discriminação, sujeitando o infrator a penalidades, como multas e até interdição do local. As regras para identificação dos cães e a comprovação do treinamento dos servidores serão estabelecidas em regulamento.

Anúncio

Cães acostados

O projeto também prevê que instituições policiais e de defesa social possam autorizar o uso de cães pertencentes a seus servidores em missões de policiamento ostensivo e resgate. Esses animais, denominados “acostados”, atuarão de forma temporária e terão os mesmos direitos dos cães oficiais, incluindo alimentação adequada e assistência veterinária.

Além disso, os cães reformados por idade ou inaptidão decorrente do serviço serão assistidos pelo Estado até o fim da vida.

“O trabalho dos cães policiais e bombeiros é essencial para a segurança e o resgate, auxiliando na luta contra a criminalidade, na busca por vítimas e em diversas operações estratégicas. Por isso, é fundamental regulamentar seu uso, garantindo seus direitos e estabelecendo diretrizes claras para sua atuação”, defende o deputado Coronel Weliton.

Anúncio

A proposta será analisada pelas comissões de Justiça, Mobilidade Urbana, Segurança, Proteção e Bem-Estar dos Animais e Finanças.

Fonte: ALES / Texto: Titina Cardoso

Veja também

foto-redes-sociais-1

Genro é indiciado por feminicídio após morte de mulher em Afonso Cláudio

Rainha e princesas eleitas 2025

Oito jovens disputam título de Rainha da Festa do Morango em Domingos Martins 

capa

Prefeitura de Domingos Martins tem 10 dias para apresentar plano para canil superlotado

WhatsApp Image 2026-08-19 at 14.45.06

Treze anos depois, caso Claudiele Effgen terá novo julgamento em Marechal Floriano

WhatsApp Image 2026-08-19 at 11.00.38

Natal Premiado terá R$ 20 mil no Pix e 24 prêmios em Domingos Martins

pzzb1932

Comércio com Sudeste Asiático pode superar relações com EUA e UE, diz Mauro Vieira

Vacinas- Foto -Paulo PintoAgência Brasil

Dia D da Multivacinação acontece neste sábado em todo o país

DENIO ALBARO2

Sicoob lança agente de IA para automatizar operações de TI