Projeto de Domingos Martins é destaque nacional em defesa das mulheres

Publicado em 11/05/2025 às 11:32

Compartilhe

Imagem do WhatsApp de 2025-05-11 à(s) 10.49.31_d57a7481

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação

O “Programa Direito na Escola”, desenvolvido em Domingos Martins, foi um dos projetos selecionados na 1ª edição do “Concurso de Boas Práticas em Prol das Mulheres Brasileiras”, promovido pela Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ) em parceria com a Professora Alice Bianchini. Agora, os 120 projetos pré-selecionados começaram a ser divulgados nas redes sociais, e os certificados de boas práticas serão enviados aos participantes.

Iniciado em 2022, o projeto tem como objetivo levar conhecimento sobre direitos humanos, cidadania e violência de gênero a estudantes do 6º ao 9º ano das escolas municipais de Domingos Martins. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Instituto Direito na Escola de Minas Gerais.
A advogada e voluntária do projeto no município, Greice Cristine, compartilha que, desde que conheceu o professor Lucas Andrade, idealizador do projeto, tornou-se membra do DNE e, de forma voluntária, tem trabalhado com esse tema nas escolas de Domingos Martins.

Ao ser selecionada no concurso, a coordenadora expressou sua honra, especialmente por saber da grande repercussão nacional do evento. “Fiquei muito honrada, pois os projetos desenvolvidos em todo o país são de grande relevância. No Espírito Santo, apenas dois projetos foram selecionados”, afirmou.

Impacto na Vida das Mulheres

Greice destaca que o projeto tem ajudado a romper o ciclo de silêncio e medo, encorajando mulheres e meninas a denunciarem abusos e a reconhecerem que a violência não se resume à agressão física, mas também inclui violência psicológica, financeira, moral, sexual e patrimonial.
A voluntária ressalta que a principal motivação surgiu da constatação de que a violência contra a mulher muitas vezes é tratada como algo “normal”. “É importante que as mulheres e os jovens saibam que podem denunciar e que não devem se calar diante da violência”, afirma.

O projeto também visa conscientizar meninos e homens sobre igualdade de gênero e respeito mútuo, promovendo uma mudança cultural nas escolas e nas comunidades. Greice observa que, especialmente em contextos rurais, a violência contra a mulher é muitas vezes normalizada. “A violência contra a mulher se propaga na sociedade por falta de comunicação e informação sobre os tipos de violência e como ocorrem. Casos de feminicídio e violência doméstica são relatados pelos alunos e considerados atos normais na sociedade”, disse.

Com a crescente adesão e interesse no projeto, a coordenadora compartilhou as perspectivas para o futuro. Em 2025, o município de Domingos Martins planeja lançar o Edital para o credenciamento de novos voluntários, conforme a Lei Municipal 3071/2022. Além disso, anunciou que o projeto está se expandindo para outros municípios, como Marechal Floriano, onde um projeto de iniciativa do Executivo está tramitando na Câmara Municipal para implementar o programa.

Como Colaborar

O projeto está aberto a novas colaborações. Advogados, bacharéis em Direito e estudantes de Direito são convidados a se engajar, contribuindo com o conhecimento necessário para capacitar mais jovens e criar um futuro mais justo para as mulheres. As ações podem ser acompanhadas pelas redes sociais (@dne.domingosmartins e @direitonaescola) e pelo site www.direitonaescola.com.br.

Veja também

81435ee3-9b0c-465a-b582-f8e3d57d656b

Saúde lança campanha contra fumo e reforça proibição de cigarros eletrônicos

WhatsApp-Image-2025-05-28-at-09.59.24

Governo do Estado anuncia ampliação da oferta de cirurgias de quadril

Connection-Rafael-Cavalli-4-1024x683

Produtos com indicação geográfica serão destaque em Gramado a partir desta quarta-feira

bovinos_alimentacao

TecLeite chega à 7ª edição com foco em sustentabilidade e sucessão familiar na pecuária leiteira

3168

Suspensão de vistos e análise de redes sociais geram críticas a governo dos EUA

984194-mg09112015-_wdo7509

Samarco prorroga adesão ao Programa Indenizatório Definitivo até 4 de julho

dji_0982

INSS garante ressarcimento de descontos ilegais até 31 de dezembro

fiscalização_santa maria de jetiba (2)

‘Maio Amarelo’: Fiscalização em Santa Maria de Jetibá registra mais de 180 infrações de trânsito