Programas de Residências fortalecem ações para cuidados de saúde mental na pandemia

Publicado em 26/09/2021 às 10:50

Compartilhe

setembro-amarelo

A pandemia da Covid-19 provocou muitas transformações e trouxe à tona a importância de falar sobre saúde mental. No Setembro Amarelo, campanha destinada à prevenção ao suicídio, a questão fica ainda mais evidente. Diante disso, o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) atua nos municípios com profissionais residentes dos programas de Residência Multiprofissional em Saúde Mental e de Residência Médica em Psiquiatria.

Os programas recebem anualmente 32 novos residentes que realizam diversas atividades nas Unidades Básicas de Saúde como: atendimento à população, elaboração de campanhas de conscientização e encaminhamento para outros profissionais quando há necessidade. Um dos diferenciais desses projetos é a formação com 80% de carga horária executada de forma prática.

A coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Daniele Stange, ressalta que a parceria com os municípios é fundamental para compilar o conhecimento dos profissionais residentes.

“Os municípios transformam seus serviços em espaços de ensino-serviço e de educação permanente, e com isso os residentes têm a possibilidade de adquirir experiências com a prática em atuações em saúde geral e mental. Além disso, o programa permite a oferta de capacitações aos trabalhadores das unidades municipais e amplia a oferta de atendimento”, disse.

Números

Uma pesquisa do Ministério da Saúde, feita com 17.491 pessoas entre 18 e 92 anos e divulgada em setembro de 2020 e, aponta que “foi verificada a elevada proporção de ansiedade (86,5%) e uma moderada presença de transtorno de estresse pós-traumático (45,5%)”.

Segundo a coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Daniele Stange, houve um aumento na procura por atendimento na Atenção Primária e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

“Alguns dados sobre lesão autoprovocada e tentativa de suicídio, por exemplo, já estão mostrando tendência de aumento se comparados ao ano de 2019”, explicou a coordenadora.

Conscientização

O “Setembro Amarelo” é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês foi escolhido pois, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Em função da pandemia, “fortalecemos formas de ensino on-line como a tutoria, discussão de casos e aulas. Por alguns dispositivos serem essenciais, não houve parada do serviço como o pronto atendimento e a enfermaria”, explicou a coordenadora da Residência Médica em Psiquiatria, Maria Amália Accari Pedrosa.

Os residentes também elaboram e executam estratégias de conscientização para o Setembro Amarelo, e discutem a abordagem das pessoas necessitadas de ajuda nos pontos de acolhimento, visando a ofertar o melhor cuidado para todos.

“As ações relacionadas ao Setembro Amarelo são planejadas e executadas pelos pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), muitas vezes com apoio das áreas técnicas de saúde mental dos municípios. Os residentes participam de todas essas etapas, sendo que muitas são de conscientização sobre o tema suicídio, desmitificando e apresentando formas de prevenção à comunidade, bem como divulgando como e onde procurar ajuda”, relatou Daniele Stange.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

HQF_2885-1

Espírito Santo recebe líderes internacionais em evento preparatório para COP30

Imagem do WhatsApp de 2025-07-17 à(s) 11.01.00_0fd46b12

Arraiá movimenta Marechal Floriano neste sábado com música, fé e comidas típicas

_mg_5213

O Pix é nosso, my friend”: Governo brasileiro ironiza investigação dos EUA com publicação nas redes sociais

pzzb1916_0

Brasil manifesta indignação aos EUA por tarifa de 50% sobre produtos nacionais

WhatsApp Image 2025-07-16 at 14.28.51

Agentes de viagem do Sul do País chegam no Espírito Santo para atividades do Famtour

20250710_121202

Governo do Estado avança em parceria estratégica com a GWM Brasil

foto- julio huber

Espírito Santo terá quinta-feira de tempo firme e temperaturas estáveis

HQF_2431-2

Venda Nova do Imigrante é oficialmente a primeira cidade inteligente do programa ES Inteligente