Programa qualifica mais de 140 empresas para exportação e atenderá novas empresas no segundo semestre

Publicado em 20/06/2018 às 16:00

Compartilhe

Nesta quarta-feira (20), o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o embaixador Roberto Jaguaribe, esteve no Estado para o evento de apresentação de resultados e informações sobre o novo ciclo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX-ES). O evento aconteceu no Palácio Anchieta e reuniu empresários e autoridades.

Em seu primeiro ciclo, que foi iniciado em 2016 e terminou este ano, o programa atendeu mais de 140 empresas capixabas por meio de qualificação técnica gratuita para atuação no mercado internacional.

Programa qualifica mais de 140 empresas para exportação e atenderá novas empresas no segundo semestreO governador Paulo Hartung ressaltou que a iniciativa é importante para o Espírito Santo, que sofre forte influência econômica das atividades de comércio exterior, e destacou, ainda, que, para o país recuperar a competitividade, é importante realizar reformas estruturantes com mudanças na legislação. “Estamos iniciando um ciclo mais ousado, ampliando o número de empresas e a abrangência. Que esse ciclo seja melhor que o anterior e possibilite ao Espírito Santo ser um bom exemplo produtivo ao país”, disse o governador.

Durante o evento, a Apex-Brasil confirmou que realizará o segundo ciclo, com maior número de empresas atendidas e a ampliação do programa no interior do Estado. “É muito bom ver que o PEIEX é bem-sucedido no Estado e não há dúvida de que faremos um novo ciclo com mais empresas e com a expansão para o interior”, afirmou o embaixador Roberto Jaguaribe.

Na solenidade, o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), José Antonio Bof Buffon, entregou à Apex-Brasil a proposta para a realização do segundo ciclo do PEIEX-ES no Estado. “Esse programa foi importante para a Fapes avançar na área de inovação, ele faz interlocução com outras ações que desenvolvemos e vai servir de estímulo para outras fundações do país executarem o PEIEX em outros estados”, salientou.

O secretário estadual de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, agradeceu a parceria da Apex-Brasil e de todas as instituições envolvidas, destacando a importância das exportações para a economia capixaba. “Esse programa está focado em pequenas e médias empresas e é o empreendedorismo de vocês que vem garantindo o sucesso do PEIEX-ES no Estado. Temos vocação e precisamos, cada vez mais, estimular a cultura exportadora pois ela gera negócios, renda e empregos. O mundo está globalizado”, afirmou.

Entre as empresas que participaram do primeiro ciclo do PEIEX estiveram presentes muitas indústrias. “Identificar empresas com potencial exportador é o primeiro passo para a internacionalização, mas é preciso capacitar gestores – em especial nas micros, pequenas e médias – a fim de criarmos uma cultura exportadora no país. A indústria capixaba está neste processo. Das 146 empresas que participaram do primeiro ciclo de qualificação do PEIEX, 118 são da indústria”, destacou o presidente da Findes, Leo Castro.

Saiba mais

O PEIEX-ES oferece às empresas qualificação gratuita, apresentando as melhorias que a organização deve implementar para comercializar produtos e serviços no mercado internacional.

Durante a participação no programa, as empresas têm a oportunidade de participar de oficinas e capacitações oferecidas pela Apex-Brasil e pelo Núcleo Regional do programa no Espírito Santo. Elas também podem, eventualmente, participar de feiras internacionais e rodadas de negócios realizadas com apoio da Apex-Brasil.

No primeiro ciclo do PEIEX-ES, foram atendidas 146 empresas de 20 municípios e mais de 15 setores. A maior participação aconteceu na Grande Vitória (103 empresas) e envolveu principalmente os setores de vestuário (27), rochas ornamentais (20), alimentos (19) e TI (17).

Para saber mais sobre o PEIEX-ES, acesse o site www.peiex.es.gov.br.

Veja também

Festuris

Nomes de peso serão os painelistas do Meeting Festuris

chuva es

Nova frente fria intensifica chuva nos próximos dias no Sudeste

corpo de bombeiros

Corpo de Bombeiros recebe novas viaturas de combate a incêndio, ambulâncias e caminhões para Defesa Civil

aedes aegypti

Ministério da Saúde lança campanha nacional de controle da dengue, zika e chikungunya

ronan fisioterapeuta

Justiça acata pedido de cassação de diploma de prefeito eleito em Santa Maria de Jetibá

ifes onibus atolado. 11

Ônibus escolar atola e estudantes precisam empurrar veículo a caminho do IFES

Corrida DM

Corrida de rua em Domingos Martins terá percursos para crianças e adultos

Drums, cymbals, hi hat on a beautiful background in the recording Studio. Room for musicians ' rehearsals. The concept of musical creativity and show business.

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba