Programa pretende rastrear produção agrícola do Estado

Publicado em 12/03/2017 às 13:05

Compartilhe

O Espírito Santo pretende rastrear a produção agrícola, com o objetivo de identificar a procedência dos alimentos produzidos no Estado. A rastreabilidade indica todo o caminho do alimento, desde o cultivo, passando pelas técnicas adotadas na lavoura, colheita, até chegar ao consumidor.

Frutas, legumes e verduras produzidos no Espírito Santo devem ser identificados e receber um código para cadastro em sistema computadorizado. Com isso, a origem de cada alimento poderá ser observada de qualquer lugar do mundo.

A fim de levantar subsídios sobre rastreabilidade de frutas, legumes e verduras, o diretor técnico do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Mauro Rossoni Junior, e o chefe da Seção de Inspeção e Fiscalização Vegetal do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Marcio Gama dos Santos da Costa, participaram de uma reunião na Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) juntamente com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

O programa deve ser implementado pelo Governo do Estado, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Incaper, Idaf, Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa) e a Secretaria Estadual de Saúde.

“O programa de rastreabilidade de hortifrúti está sendo construído pela Seag e será discutido com os produtores rurais do Estado. Depois de levantarmos as ideias, vamos apresentar o programa à Secretaria de Saúde que será parceira desse processo”, explicou Mauro Rossoni Junior.

Nesta segunda-feira (13), todos os órgãos, representantes de supermercadistas e distribuidores de frutas, legumes e verduras envolvidos no programa vão se reunir para discutir a proposta técnica que deve ser implementada no Estado.

Veja também

2

Acidente na BR-262 termina com carro em chamas e mulher ferida em Domingos Martins

snapinsta.com.br-69b456fd6777d.jpg

Novos desprendimentos de rochas são registrados em área interditada em Afonso Cláudio

WhatsApp Image 2026-03-13 at 09.42.42

Governo do Estado participa de testes de plataforma federal para modernizar compras da alimentação escolar

WhatsApp Image 2026-03-12 at 17.08.54(1)

ES Solidário: Espírito Santo envia doações de capixabas para vítimas das chuvas em Minas Gerais

autismo FREEPIK

STJ decide que planos de saúde não podem limitar terapias para pessoas com autismo

café -freepik

Assembleia Geral da ONU aprova criação do Dia Internacional do Café

pesquisa,

Ondas de calor no Atlântico provocam mudanças em recifes do litoral do Espírito Santo, aponta estudo da Ufes

WhatsApp Image 2026-03-09 at 15.23.30

Cooperados da Cooabriel somam mais de R$2,2 milhões em premiação por cafés sustentáveis