Programa Nossa Bolsa 2024 abre inscrições nesta quarta-feira para 1000 bolsas

Publicado em 03/01/2024 às 11:25

Compartilhe

gov-es-03-01-3

Os interessados em fazer a graduação com bolsa do Governo do Estado poderão se inscrever no Programa Nossa Bolsa, a partir desta quarta-feira (03). O prazo de inscrição será aberto às 9 horas desta quarta-feira (03), no site www.fapes.es.gov.br/nossabolsa. Lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), o Edital 15/2023 – Nossa Bolsa 2024 oferta 1.055 bolsas integrais, ou seja, com 100% das mensalidades dos cursos custeados pela Fapes.

As bolsas são para os cursos de Medicina, Enfermagem, Pedagogia, Administração, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, Engenharias, Farmácia, Sistemas da Informação, Nutrição, Geografia, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e muito mais. As 54 opções estão distribuídas em 33 instituições de ensino localizadas em 14 municípios capixabas.

As inscrições serão abertas às 9 horas desta quarta-feira (03), com prazo até as 23h59 do dia 17 de janeiro. A seleção será por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2019 a 2023. O interessado poderá optar por qual edição do Enem quer usar a nota na seletiva.

“Sempre um divisor de águas para o acesso à Educação Superior, este programa reflete o comprometimento em proporcionar oportunidades transformadoras, representando o investimento do Governo do Estado no aluno. Comprando vagas em instituições particulares para assegurar acesso àqueles que tanto almejam cursar uma faculdade e não têm recursos financeiros”, pontuou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

O Nossa Bolsa 2024 é uma parceria da Fapes com a Secretaria da Educação (Sedu) e investe mais de R$ 45 milhões para custear os cursos de graduação que duram, em média, cinco anos. O valor é proveniente do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e da Sedu.

O diretor-presidente da Fapes, Denio Arantes, explicou que a Fapes procura beneficiar alunos das comunidades mais vulneráveis socialmente e que precisam de apoio do Estado para avançar na formação profissional. “Por meio do Programa, o Governo do Estado demonstra todo o empenho em democratizar o acesso ao Ensino Superior para a parcela da população que mais precisa e nas mais diversas áreas profissionais, afinal, são 54 opções de cursos. Estamos com ótimas expectativas”, destacou.

Casos de sucesso do Nossa Bolsa

Felipe Pereira Umpierre, de 23 anos, é residente do Bairro da Penha, em Vitória, e está no 7º período de Ciências Contábeis na Fucape Business School. Para ele, o Nossa Bolsa foi primordial para alcançar o sonho de fazer a graduação.

“Me inscrevi no Programa pela oportunidade de cursar o Ensino Superior gratuitamente numa boa faculdade e seguir carreira em desenvolvimento de software. Já estou estagiando na área. O Nossa Bolsa mudou a minha vida radicalmente”, contou o estudante Felipe Pereira Umpierre.

Outra estudante que mudou de vida com o Nossa Bolsa é a Poliana Rocha, de 20 anos, moradora do bairro Porto Santana, em Cariacica. Ela está no 5º período do curso de Jornalismo no Centro Universitário Faesa e já trabalha profissionalmente na área.

“Meus pais não tinham dinheiro para pagar uma faculdade e, com o programa, tive a oportunidade de fazer a graduação que eu sempre quis, a faculdade dos meus sonhos de forma 100% gratuita. Hoje, já estou empregada na área que sempre sonhei, atuo como produtora de jornal em uma emissora local. Sou muito grata ao Programa por tudo que tem me proporcionado”, disse Poliana Rocha. 

Como é feita a inscrição?

A inscrição deve ser feita pelo site www.fapes.es.gov.br/nossanolsa. O candidato irá preencher seus dados pessoais e escolher qual curso, turno e instituição de ensino deseja concorrer à bolsa.

Como é a seleção pela nota do Enem?

O interessado pode escolher qual nota do Enem, entre 2019 e 2023, quer usar na seletiva. De acordo com o edital, a seleção será feita pela média global de 450 pontos, somando o resultado da prova objetiva e da redação. Além da média global, o estudante também deve ter tido nota mínima de 400 pontos na redação.

Quem pode concorrer às bolsas?

O candidato deve ter realizado uma das provas do Enem referentes aos anos de 2019 a 2023 e ter renda familiar per capita de até um salário mínimo.

O processo seletivo do Nossa Bolsa prioriza o ingresso de pessoas que moram em bairros com alto índice de vulnerabilidade social e de quem se autodeclara afrodescendente no ato da inscrição. Por isso, é preciso informar o Código de Endereçamento Postal (CEP) para verificar se o candidato está em um bairro atendido pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida. De acordo com o edital de seleção, somente poderá participar do Nossa Bolsa 2024 o estudante que atender a uma das condições a seguir:

  • Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública localizada no Espírito Santo;
  • Ter cursado completamente o Ensino Médio em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
  • Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
  • Ter concluído curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEET) no Espírito Santo;
  • Ter cursado o Ensino Médio e/ou Curso Técnico nas Escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo.

Não podem concorrer a uma das bolsas os estudantes que: 

  • Já tenham sido beneficiários do Programa Nossa Bolsa;
  • Já tenham concluído qualquer curso de graduação. 

O que é o Programa Nossa Bolsa?

O Programa Nossa Bolsa concede bolsas em cursos de graduação ofertados por instituições privadas e é destinado aos capixabas que concluíram o Ensino Médio em escolas da Rede Pública de Ensino ou em escolas privadas, na condição de bolsistas integrais. O Programa integra o eixo Ensino Superior, do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES.

Serviço:

Inscrição do Nossa Bolsa 2024
Inscrições das 9h do dia 03/01 às 23h59 do dia 17/01, por meio do site: www.fapes.es.gov.br/nossabolsa Acesse o Edital Fapes 15/2023 – Nossa Bolsa 2024: clique aqui

Fonte/Foto: Governo ES

Veja também

esportes-12-04-ft-div-gov-es

Remo Paralímpico do Vitória FC fatura ouro na 1ª regata de 2024

esportes-12-04-ft-divulg

Final do Capixabão 2024 será transmitida em varias emissoras neste sábado (13)

AGRO-12-04-FT-GOV-ES-DIVUL

Feira ES+Café promove imersão no universo da cafeicultura capixaba

geral-11-04-Reproducao-Banco-Central

Banco Central lança moeda de R$ 5 em comemoração ao bicentenário da constituição do pais

geral-11-04-freepik

Ifes lança editais com 1.045 vagas em cursos técnicos a distância e presencial

brasil-11-04-ft-Lenio-Cidreira-Liberdade-News

Acidente com ônibus de turismo na Bahia deixa 8 mortos e 24 feridos

mat-paga-11-04-brasil

Como Recuperar Conversas Apagadas do Instagram?

politica-11-04-ft-div

Governador visita Mimoso do Sul e anuncia novo repasse para hospital local