Profissionais promovem fortalecimento de vínculo entre mães e bebês por meio da Shantala

Publicado em 29/01/2024 às 09:42

Compartilhe

saude-29-01-sesa

Prevenção e alívio dos sintomas dos gases e cólicas, relaxamento e equilíbrio dos sistemas imunológico, respiratório, digestivo: esses são alguns dos benefícios da Shantala, uma técnica de massagem indiana milenar que promove o fortalecimento do vínculo da mãe com o bebê. A prática terapêutica foi apresentada para um grupo de mulheres que tiveram filhos recentemente e que são atendidas pela equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do distrito de Itabaiana, em Mucurici, no norte do Espírito Santo. 

A fisioterapeuta Ramonielly Mota faz parte da Equipes Multiprofissional Ampliada (Emulti), que integra o Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), e propôs a atividade com as mães e os bebês, que aconteceu pela primeira vez em 11 de janeiro.

“Já havia feito ações com algumas dessas puérperas ainda na gestação, com aplicação de bandagem elástica para a melhoria de dores lombares. As mamães não conheciam a Shantala e adoraram. As crianças ficaram super calmas e um bebê até dormiu durante a massagem de tão relaxado que ficou. Foi um momento leve e as mães aprenderam a técnica da massagem, que é simples e eficaz quando praticada diariamente, com uso de óleos específicos para bebês, que elas já costumam ter em casa”, afirmou a fisioterapeuta.

Uma das participantes foi a Jussara Evangelista da Silva, de 31 anos, que levou a filha Yohanna, de 8 meses, para vivenciar a Shantala. “Eu já fazia massagens na minha filha, mas não sabia que tinha um nome para isso. Foi bem legal e se tivesse mais vezes, eu iria sim. Ela ficou mais tranquila e dormiu por uma quantidade maior de tempo. Como minha filha não tem problemas de cólicas e gases, faço mais pelo relaxamento mesmo”, contou Jussara. 

Ao todo, participaram da prática 12 mães e seus bebês, com idades até 8 meses. Para aproveitar o encontro, a equipe também realizou a puericultura (acompanhamento do desenvolvimento dos bebês), avaliação do caderno de vacina e vacinação. Dessa forma, os bebês que precisavam ser vacinados receberam a dose do imunizante após a técnica de Shantala.

Conheça a Shantala

A Shantala é um dos 29 procedimentos institucionalizados pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), do Sistema Único de Saúde (SUS), que podem ser incorporadas como atividades e tratamentos na Atenção Primária à Saúde (APS). Apesar de não substituir os tratamentos convencionais, as práticas têm como objetivo promover o cuidado integral do ser humano, levando em consideração os aspectos emocionais, físicos e sociais. 

Essa forma de massagem foi difundida no ocidente por um médico obstetra francês. A prática favorece o vínculo entre os pais e os bebês e proporciona uma série de benefícios, como ativação da circulação, equilíbrio dos sistemas imunológico, respiratório, digestivo, circulatório e linfático; estímulo das articulações e musculatura; e auxílio do desenvolvimento motor.

“É de suma importância a implementação de grupos terapêuticos, de práticas integrativas e complementares, para ampliar o rol de serviços ofertados nas unidades de Atenção Primária. Como docente-assistencial do Provimento, só tenho elogios para as atividades desenvolvidas pelos profissionais, que têm melhorado o serviço onde estão inseridos”, destacou a docente da região Central-Norte, Milena Secchin. 

A fisioterapeuta responsável pela ação ainda explicou que as práticas integrativas são uma maneira de oferecer serviços com ótimos benefícios e baixo custo. “Vai além do que a medicação pode ofertar. A Shantala promove o fortalecimento do vínculo afetivo. Então, procuro sempre agregar a prática para que o público cresça e busque saúde”, explicou Ramonielly.

Fonte/ Foto: SESA

Veja também

motos apreendidas

Polícia Militar apreende 36 motos adulteradas em Marechal Floriano e Domingos Martins

Imagem do WhatsApp de 2025-07-13 à(s) 10.15.53_dc4afd8a

Domingos Martins terá oficina inédita de pintura Bauernmalerei

Convento-Vila-Velha-Yuri-Barichivich

Linha de crédito para turismo no ES oferece até R$ 300 mil com juros baixos

29.05.2024 - Espírito Santo está entre os três estados com maior taxa de alfabetização do país (2)

Espírito Santo mantém desempenho estável na alfabetização e reforça compromisso com a leitura na idade certa

Young Asia lady nurse giving Covid-19 or flu antivirus vaccine shot to senior male patient wear face mask protection from virus disease at health clinic or hospital office. Vaccination concept.

Espírito Santo tem segunda melhor cobertura vacinal da gripe do País

WhatsApp Image 2025-07-09 at 16.02.35

Programa Estado Presente publica Anuário Estadual da Segurança Pública 2025

ARTE LOGO FUNDO CIDADES -1

Governo já garantiu mais de R$ 400 milhões para municípios capixabas se tornarem resilientes aos efeitos extremos do clima

Breakfast table in Brazil, with semi-cured cheese and accessories, selective focus.

Queijos capixabas conquistam medalhas de ouro no VIII Prêmio Queijo Brasil