Produção brasileira de tilápia cresce 83% em oito anos

Publicado em 04/06/2023 às 11:50

Compartilhe

Producao-brasileira-de-tilapia-cresce-83-em-oito-anos

A produção brasileira de tilápia aumentou 83% entre 2014 e 2022, saltando de 300 mil toneladas para 550 mil toneladas. A previsão para 2023 é superar 575 mil toneladas. Os dados da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) confirmam a força da espécie para impulsionar a oferta de peixes de cultivo no país. O Brasil já é o quarto maior produtor mundial de tilápia.

Porém, ressalta o pesquisador Thiago Bernardino, do CEPEA/USP, há desafios a serem superados. “Os produtores de tilápia precisam avançar em duas frentes: pensar coletivamente como cadeia e olhar para dentro da porteira, investindo muito em gestão, com boas práticas, controle de custos e uso de modernas tecnologias em genética, nutrição e sanidade”, afirma.

Bernardino foi um dos palestrantes do AquaExperts, iniciativa da Phibro Saúde Animal, em São José do Rio Preto (SP), paralelamente à Aquishow 2023. O evento reuniu mais de 80 piscicultores, responsáveis por cerca de 70% da produção nacional de tilápia.

“A tilápia é o frango de 30 anos atrás. Acompanhei de perto o crescimento da avicultura, inclusive com o avanço das exportações. Um grande mérito da indústria avícola foi a organização da atividade, administrando bem a oferta mesmo em momentos de instabilidade de preços, de forma a atender tanto ao mercado interno quanto ao internacional. Hoje, o frango brasileiro representa 24% do comércio global e é a proteína animal mais consumida do país, com cerca de 45 kg/hab/ano”, complementa o consultor Osler Desouzart, da OD Consulting, também palestrante do AquaExperts.

“O objetivo do AquaExperts é exatamente esse: contribuir para o sucesso dos produtores de tilápia nos próximos anos. Essa é a principal espécie de cultivo do Brasil e tem muito potencial para continuar a escalada. Para isso, é preciso cuidar muito bem da saúde e da nutrição”, destaca Daniel Fuziki, gerente de negócios de aquacultura da Phibro Saúde Animal.

“O Brasil está entre os maiores produtores e exportadores de carne de frangos, carne suína e carne bovina. A tilápia é o próximo destaque tanto em oferta quando em presença no mercado internacional. Como os palestrantes do AquaExperts informaram, o peixe é o principal alimento animal produzido e consumido no mundo e o Brasil é o país que mais condições têm de expandir a oferta nos próximos anos. Porém, a piscicultura precisa estar preparada. A contribuição da Phibro é colocar no mercado soluções nutricionais eficazes que contribuem para o desenvolvimento dos peixes e também para sua proteção contra enfermidades”, destaca Mauricio Graziani, Country Manager da empresa.

Thiago Bernardino, do CEPEA, enfatiza que os produtores de tilápia têm de priorizar o controle do que está sob sua responsabilidade. “A economia, o nível de consumo, os preços. Não controlamos nenhum desses itens, mas podemos melhorar a gestão do negócio, a qualidade dos serviços, a administração das despesas, o nível de tecnologia que utilizamos. É aí que precisamos investir, pois o potencial de mercado é grande”, afirma.

“O mercado é imenso. O consumo per capita médio de pescado no mundo é de 20,4 kg. No Brasil, é de 7,65 kg/hab/ano. Aqui somos 208 milhões de pessoas. Considerando apenas a demanda interna, o espaço para a tilápia crescer é fantástico. E há ainda o mercado internacional, igualmente forte e do qual participamos muito pouco”, complementa Osler Desouzart.

Fonte: Texto Comunicação

Foto: Freepik

Veja também

IMG_2293 (2)

Gêmeos capixabas conquistam pódios no International Open de Jiu-Jitsu

Captura de tela 2025-11-17 094421

Governo entrega barracas de feira e reforça estrutura da agricultura familiar em Pedra Azul

HQF_5391

Governo do Estado promove recepção de novos professores efetivos da Sedu

Imagem do WhatsApp de 2025-11-17 à(s) 11.53.28_09587a35

Coral que se apresentou ao Papa e na Casa Branca chega ao ES

toms0114

Enem 2026 será utilizado para avaliação da educação básica

capa

Depósito com cerca de 100 veículos abandonados em Domingos Martins escondia focos de mosquito

Design Marcel Carone1

Quando o governo inclui, a sociedade avança

enem 2 dia

Enem 2025: confira orientações para o 2º dia de provas