Procon-ES alerta consumidores sobre venda irregular de “canetas emagrecedoras”

Publicado em 03/02/2026 às 15:47

Compartilhe

canetas emagrecedoras-freepik

Foto: Freepik

O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) alerta a população sobre a venda irregular das chamadas “canetas emagrecedoras”, que vêm sendo divulgadas nas redes sociais com promessas de emagrecimento rápido, fácil e sem riscos.

Muitos desses anúncios não explicam corretamente a origem do produto, não informam se ele é aprovado pela Anvisa e omitem possíveis efeitos colaterais. A falta dessas informações fere o direito do consumidor à informação clara e à segurança.

Esses produtos são medicamentos e só podem ser vendidos de forma legal com receita médica e dentro das regras sanitárias. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou as exigências para a prescrição e a venda desses medicamentos justamente para evitar o uso sem orientação médica e a comercialização ilegal.

Segundo a diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, o Código de Defesa do Consumidor proíbe a venda de produtos que coloquem a saúde ou a segurança da população em risco, além de combater propagandas que enganem o consumidor. “Promessas de emagrecimento rápido, sem informações claras ou sem comprovação, podem ser consideradas propaganda enganosa. Essas práticas podem gerar fiscalização e punições aos responsáveis”, destacou.

Venda sem receita é ilegal

A oferta e a venda desses medicamentos sem receita médica ou por meios não autorizados, como redes sociais e aplicativos de mensagens, são ilegais. A Anvisa já identificou anúncios falsos e esquemas de venda irregular, que podem envolver produtos sem registro, falsificados ou sem garantia de qualidade.

Além do risco à saúde, essas práticas desrespeitam direitos básicos do consumidor, como o direito à proteção da vida, à informação correta e à proteção contra propaganda enganosa.

Direito à informação clara

Todo produto deve trazer informações fáceis de entender sobre composição, forma de uso, riscos e possíveis efeitos colaterais. Anúncios que escondem esses dados, usam depoimentos sem comprovação, imagens de “antes e depois” ou não deixam claro que se trata de publicidade podem enganar o consumidor e são proibidos por lei.

Empresas, vendedores e influenciadores digitais podem ser responsabilizados quando divulgam ou facilitam a venda irregular desses produtos.

Orientações ao consumidor

  • Desconfie de promessas de emagrecimento rápido ou “milagroso”;
  • Verifique se o medicamento é regularizado junto à Anvisa;
  • Não compre medicamentos por redes sociais ou sites sem identificação clara do vendedor;
  • Exija nota fiscal e informações completas sobre o produto.

Uso exige acompanhamento de profissional de saúde

Esses medicamentos só devem ser usados com receita e acompanhamento de profissional de saúde. O uso sem orientação pode causar reações adversas, agravar problemas de saúde e trazer outros prejuízos.

Denúncias

Consumidores que encontrarem publicidade enganosa, venda irregular ou qualquer prática suspeita envolvendo “canetas emagrecedoras” podem registrar denúncia no canal Denúncia Eletrônica, disponível em www.procon.es.gov.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Procon Estadual

Veja também

canetas emagrecedoras-freepik

Procon-ES alerta consumidores sobre venda irregular de “canetas emagrecedoras”

2

Lula celebra benefícios que imposto de renda zero traz para trabalhadores e trabalhadoras

WhatsApp Image 2026-02-03 at 10.35.19

Vice-governador faz visita técnica às obras de revitalização da estrada de Alto Caxixe, em Venda Nova do Imigrante

WhatsApp Image 2026-02-02 at 09.09.34

Incaper apoia concurso de qualidade do tomate em Venda Nova do Imigrante

WhatsApp Image 2026-02-02 at 15.44.57

Projeto Mulheres do Café promove visita técnica a cafeteria em Minas Gerais

WhatsApp Image 2026-02-02 at 16.25.04

“Fevereiro Laranja”: Sesa alerta para o diagnóstico precoce da leucemia e para a conscientização da doação de medula óssea

corpo_50135_CasagrandeSolene

Casagrande prega diálogo e humildade contra a polarização

dp_santa_leopoldina

Polícia Civil prende suspeito de extorsão contra ex-namorada em Santa Leopoldina