Probióticos reforçam sistema imunológico contra Covid-19

Publicado em 27/03/2021 às 13:22

Compartilhe

A alimentação merece uma atenção especial em tempos de pandemia. A escolha correta dos alimentos pode auxiliar na manutenção e recuperação da saúde. Uma das tendências que vem ganhando cada vez mais força é a introdução de probióticos na dieta alimentar. “Eles são capazes de interagir com nossa microbiota intestinal e possuem diversos benefícios, inclusive podem reforçar o sistema imunológico, fazendo assim aumentar a imunidade para combater o vírus da Covid-19”, afirma Samantha Marinho, nutricionista da Sapore, maior empresa de origem nacional especializada em alimentação para os segmentos corporativo, saúde, educação, eventos, varejo e restaurantes virtuais (delivery).

De acordo com a profissional, um estudo recente que diz que os probióticos podem aprisionar o vírus na infecção respiratória, bem como inibir a ligação do vírus ao receptor da célula hospedeira. “Estudos em humanos mostraram que os probióticos protegem em mais de 50% contra resfriados comuns e gripe”. Samantha explica que essas bactérias benéficas podem ser encontradas em produtos como iogurte natural, leites fermentados e o famoso kefir, que contém as bactérias e leveduras benéficas vivas.

A nutricionista dá dicas de como produzir e utilizar o probiótico em casa. “O kefir pode ser encontrado facilmente por doação em sua cidade, nas redes sociais é possível achar diversos grupos de compartilhamento do alimento. Caso você não consiga uma doação, ele pode ser adquirido em sites especializados”, diz Samantha.

Como preparar o kefir:

Você vai precisar de:

  • 1 pote de vidro,
  • 1 colher de plástico ou de madeira
  • 1 pano limpo ou papel toalha
  • 1 elástico
  • 1 colher de sopa de grãos de kefir de leite
  • 500 ml de leite integral de vaca, cabra ou búfalo
  •  

Modo de preparo:

Esterilize o vidro e a colher com água quente. Adicione os grãos dentro do pote de vidro, adicione o leite e tampe com o pano e o elástico. Leve para fermentar em temperatura ambiente e em lugar escuro e fechado por 24 horas. Depois de se passar 24 horas, é só coar o leite fermentado, os grãos que ficaram na peneira devem voltar ao vidro, mas antes você deverá lavar e esterilizar. Tampe e faça uma nova fermentação. Importante, a peneira não pode ser de metal. Passa o leite fermentado para uma jarra ou garrafa. Leve à geladeira, espere resfriar e pronto, seu kefir já pode ser servido. Se preferir, bata com frutas, mel, aveia ou outra mistura a seu gosto. Com o Kefir você consegue fazer várias preparações como queijos, pudins, frozen, guacamole, bolos entre outros.

Veja também

ELEICOES3

ESPECIAL ELEIÇÕES 2024: “Prefeitura não é lugar de estagiários”, diz Lidiney Gobbi sobre o comando de Marechal Floriano

saude-19-04-ft-pmdm

Vídeos em língua pomerana reforçam combate ao mosquito aedes aegypti em Domingos Martins

geral-19-04-ft-Valter-Campanato

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

GATRONOMIA-1

Receita de Caldo de pinto

saude-19-04-ft-div-ministerio-da-saude

Anvisa discute nesta sexta-feira a regulamentação do cigarro eletrônico

agro-19-04-freepik-2

Inscrições abertas para o Simpósio Rede Inova Café

geral-19-04-freepik-tempo

Frente fria chega ao Espírito Santo com chuva e ventania em algumas regiões

politica-19-04-Foto-Lula-Marques

Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores