Primeiro Centro Oftalmológico Pediátrico do Estado começa funcionar no Himaba

Publicado em 07/07/2023 às 14:28

Compartilhe

centro-oftamologico

Foto: Governo/ ES

O primeiro Centro Oftalmológico Pediátrico do Espírito Santo começou a funcionar nessa terça-feira (04), no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), localizado em Vila Velha. Em dois dias, foram atendidas 60 crianças no local.

A unidade hospitalar, que é gerenciada pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesa), vai realizar mais de dois mil atendimentos mensais na especialidade oftalmológica, tendo um investimento mensal inicial de R$ 1.046.346,92 fruto de recurso federal. 

Anúncio

A estrutura física do Centro Oftalmológico Pediátrico conta com dois consultórios, ampla recepção, além de um centro cirúrgico próprio para a especialidade. Serão 1.499 exames de diagnóstico, 400 consultas e 205 procedimentos cirúrgicos que serão realizados pela empresa “Softh – Serviços Médicos Hospitalares em Oftalmologia”, que assinou o contrato de prestação de serviços com o hospital. 

O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, destacou que a oftalmopediatria é um serviço inovador no Estado. “Implementar um Centro Oftalmológico Pediátrico é uma inovação do Sistema Único de Saúde capixaba. No Centro, serão ofertados serviços desde consulta oftalmológica até um transplante de córnea, ou seja, serviços totalmente específicos e qualificados para as crianças e os adolescentes atendidos no Himaba”, frisou. 

Ao identificar problemas oculares em uma idade precoce, é possível dar início ao tratamento oportuno para garantir o desenvolvimento visual adequado da criança. Isso pode incluir o uso de óculos, terapia visual ou até mesmo intervenções cirúrgicas, se necessário. 

Anúncio

“O Centro Oftalmológico Pediátrico no Himaba vai seguir a diretriz de atendimento do hospital, que é individualização, acolhimento e humanização”, lembrou o diretor geral da unidade, Cláudio Amorim. O atendimento à população será feito pela regulação da Sesa, que realizará o agendamento, após encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios. 

Fonte: Governo ES

Veja também

fruta gourmet

Fruta gourmet que pode valer até R$ 1,2 mil o quilo ganha primeira variedade brasileira

Fresh milk bottles in front of grazing cows on a farm with a natural background. Captures the essence of dairy farming and fresh produce.

Mercado futuro do leite avança e amplia proteção para produtores contra oscilações de preços

SUS começa a oferta nacional de insulina glargina

SUS começa a oferta nacional de insulina glargina para crianças, adolescentes e idosos em todo o país

oms ia na saude

Brasil participa de conferência da OMS sobre inteligência artificial aplicada à saúde

Hormonal implant or beauty chip is a subcutaneous application.

Marechal Floriano passa a oferecer Implanon em unidades de saúde para ampliar opções de contracepção

farm animals, AI generated image

Produção de frangos registra alta nos gastos, enquanto suinocultura reduz custos em junho

capa

Caça talentos busca por novos modelos para concurso The Look of the Year

capa

Vitória Coffee Summit 2026 confirma palestrantes internacionais e coloca Espírito Santo no centro do mercado global do café