Primeiras doses da vacina contra a dengue chegam a Domingos Martins

Publicado em 23/02/2024 às 16:29

Compartilhe

saude-23-02-PMDM

O primeiro lote de vacinas contra a dengue chegou a Domingos Martins na manhã desta sexta-feira (23), com 855 doses do imunizante. Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a vacinação será iniciada pelas crianças de 10 a 11 anos e irá avançar a faixa etária progressivamente, assim que novos lotes forem entregues pelo laboratório fabricante.

O público-alvo da vacinação, o grupo de 10 a 14 anos, foi acordado entre os conselhos representantes dos secretários de saúde estaduais e municipais, seguindo a recomendação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A Secretaria Municipal de Saúde, com base na proporção de faixa etária do município segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), definiu que serão aplicadas 412 doses em crianças de 10 anos e 443 doses em crianças de 11 anos, não podendo, em hipótese alguma neste momento, ser aplicada a vacina em quem já tenha completado 12 anos de idade no dia da vacinação.

Na próxima segunda-feira (26), a partir das 8h, a sala de vacinas do Centro Municipal de Saúde Dr. Humberto Saleme Do Valle, na Sede, poderá ser procurada por quem desejar receber a imunização contra a dengue. O atendimento será por ordem de chegada mediante distribuição de senha.

A vacina também será aplicada nas escolas, mediante autorização prévia dos responsáveis, e as doses destinadas ao interior do município serão redistribuídas também no início da próxima semana.

A segunda dose será aplicada três meses após a primeira, completando o esquema vacinal. Segundo informações da Prefeitura, se houver manifestação de doença febril, a pessoa não poderá ser vacinada. Também há contraindicação para imunização em caso de infecção pelo vírus da dengue a menos de seis meses, devendo ser respeitado esse prazo para que seja aplicada a vacina.

Fonte e foto: PMDM

Veja também

agro-22-04-freepik-cafe

Prêmio CNA Brasil Artesanal abre inscrições para concurso de cafés especiais torrados

mundo-22-04-vt-Reproducao-AFP

Coreia do Norte dispara mísseis balísticos de curto alcance

mat-paga-22-04-mundo1

Bingo Don Bingote: Revivendo um Clássico com um Toque Moderno

WhatsApp-Image-2024-01-24-at-13.56.47-3

A Inclusão das Pessoas com Deficiência Visual

geral-22-04-ft-divulgacao

Donos de veículos afetados pelas chuvas em Apiacá e Mimoso do Sul não precisarão pagar IPVA e Licenciamento Anual 2024

agro-22-04-ft-favesu

Venda Nova se prepara para a 7ª edição da maior feira de avicultura e suinocultura capixaba FAVESU

brasil-22-04-fi-reprocucao-x

Supremo nega suspensão de multa do TSE a Bolsonaro

mat-paga-22-04-brasil-3

Os melhores serviços para impulsionar o Instagram: minha experiência pessoal