PRF inicia hoje (7) a Operação Corpus Christi no Espírito Santo

Publicado em 07/06/2023 às 09:37

Compartilhe

PRF

Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) dará início às 00h desta quarta-feira (7) a Operação Corpus Christi 2023 no Espírito Santo. A operação segue até a meia-noite de domingo (11). Por abranger sexta-feira, ponto facultativo em muitos municípios, é previsto para o feriado de Corpus Christi um aumento do fluxo de veículos, ensejando da PRF reforço de efetivo nas rodovias federais durante todo o período.

A operação visa, sobretudo, a redução de acidentes durante o período do feriado, garantindo a segurança de todos que circulam pelas malhas viárias, intensificando os comandos de alcoolemia e de ultrapassagens indevidas. Será realizado também um policiamento preventivo nos locais de maior incidência de acidentes e ocorrências de criminalidade.

“O objetivo principal é tornar o trânsito mais seguro para quem deseja viajar, reduzindo o número de acidentes e a violência no trânsito, além de promover ações educativas para conscientizar os motoristas sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito”, destacou nota da PRF.

No Espírito Santo, não haverá restrição de trânsito para veículos de carga com dimensões ou pesos excedentes. O cidadão pode ligar para o telefone 191, para informações, comunicação de acidentes e denúncias, em qualquer região brasileira. A ligação é gratuita e funciona 24 horas por dia em todo o país.

Regras básicas para uma viagem segura

  • Respeite os limites de velocidade: dirija dentro dos limites estabelecidos para a via e das condições de tráfego e clima. O excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes graves.
  • Faça revisão no veículo: antes de pegar a estrada, verifique o estado dos pneus, freios, óleo, água, faróis e lanternas. A manutenção adequada do veículo é essencial para evitar problemas mecânicos durante a viagem.
  • Use sempre o cinto de segurança: é fundamental que todos os ocupantes do veículo estejam devidamente utilizando o cinto de segurança, inclusive os passageiros do banco de trás. Essa medida simples pode salvar vidas em caso de acidentes.
  • Evite ultrapassagens arriscadas: realize ultrapassagens somente em locais permitidos e com total segurança. Lembre-se de utilizar a sinalização adequada e observar as condições da pista.
  • Não dirija sob efeito de álcool ou drogas: consumir bebidas alcoólicas ou substâncias entorpecentes e, em seguida, assumir a direção do veículo é extremamente perigoso e configura uma infração gravíssima, com suspensão da carteira de motorista e até prisão.

Fonte: PRF

Veja também

Corpo-de-mulher-encontrado-em-MF

Corpo de mulher é encontrado próximo ao Rio Jucu em Marechal Floriano

copa-futsal-feminino

Copa Verde de Futsal Feminino movimenta região das Montanhas Capixabas neste fim de semana

projetos-esportivos-dm

Projetos sociais esportivos em Domingos Martins oferecem vagas para crianças e jovens de 6 a 16 anos

dengue-em-mf

Marechal Floriano entra em alerta de alto risco com mais de 100 casos de dengue notificados

fungo-controlador

Estudo explica como um fungo pode controlar a principal praga que afeta o cultivo de milho

aedes-aegypti

Prevenção contra a dengue deve ocorrer também em propriedades rurais

saude-23-02-PMDM

Primeiras doses da vacina contra a dengue chegam a Domingos Martins

WhatsApp-Image-2024-01-24-at-13.56.47-2

O poder da comunicação ao promover a inclusão social