Presidente recebe no Planalto atletas que disputaram Jogos Escolares

Publicado em 16/12/2021 às 19:20

Compartilhe

© Isac Nóbrega/PR


O presidente Jair Bolsonaro recebeu nesta quinta-feira (16) um grupo de atletas adolescentes que participaram dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). A competição voltou a ocorrer no país após 17 anos de interrupção e foi realizada entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro, no Rio de Janeiro. A recepção foi no Palácio do Planalto, em Brasília, mas não foi aberta ao público.

Segundo o governo federal, esta edição dos Jogos Escolares Brasileiros foi a maior da história. A competição reuniu 5.114 atletas na faixa etária de 12 a 14 anos, das 27 unidades federativas, para a disputa de 17 modalidades. Levando em conta técnicos, delegados, árbitros, voluntários e profissionais de apoio, os JEBs 2021 envolveram 7.862 participantes diretos. Foram distribuídas 2.160 medalhas e 189 troféus.

O Ministério da Cidadania repassou R$ 17,9 milhões para a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) como forma de viabilizar a realização dos jogos, aquisição de material esportivo e a contratação de árbitros e de responsáveis pelas áreas médicas e de protocolos sanitários. A grande maioria das modalidades disputadas usou a estrutura do Parque Olímpico da Barra, principal legado de infraestrutura esportiva dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O espaço inclui instalações sob gestão do governo federal, como as Arenas Cariocas 1 e 2, o Velódromo e o Centro Olímpico da Tênis.

Também foram utilizadas, no Parque Olímpico, a Arena Carioca 3, o Complexo Aquático Maria Lenk e instalações temporárias. As provas de atletismo ocorreram no Cefan, instituição da Marinha do Brasil reformada para os Jogos Rio 2016, e o basquete teve como palco a Arena da Juventude, no Complexo Olímpico de Deodoro, também modernizado no ciclo olímpico nacional e sob gestão do Exército Brasileiro.

Os JEBs tiveram disputas oficiais no atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, vôlei de praia, natação, tênis de mesa, xadrez, caratê, wrestling, ginástica artística, ginástica rítmica, badminton, ciclismo e taekwondo.

Edição: Nádia Franco

Veja também

© José Cruz/Agência Brasil

São Paulo aproveita o sábado para vacinar crianças sem comorbidades

113838

Cachorro de abrigo espera para ser adotado, mas família nunca aparece

© Breno Esaki/Agência Saúde DF

Reforço de marca diferente é mais eficaz para vacinados com CoronaVac

113834

Estudante de 22 anos ganha R$ 5 milhões vendendo selfies em NFTs

113828

Cachorro salva filhote de cervo que estava preso em rio

113826

Motoboy de operadora do iFood tem vínculo empregatício, diz Justiça

© Ministério da Saúde

Ministro destaca importância do ciclo vacinal completo contra covid-19

113822

Itapemirim perde contrato bilionário em SP