Presidente da Ucrânia diz que ataque russo está marcado para amanhã

Publicado em 15/02/2022 às 09:51

Compartilhe

116516


source
Presidente da Ucrânia diz que ataque russo está marcado para amanhã
Reprodução/Instagram

Presidente da Ucrânia diz que ataque russo está marcado para amanhã

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou nesta segunda-feira (14) que foi informado de que o ataque russo ao país está programado para a próxima quarta (16) e, portanto, estabeleceu o “Dia da Unidade Ucraniana” para a mesma data.

“Disseram-nos que 16 de fevereiro será o dia do ataque. Faremos o Dia da Unidade. Já assinei o decreto pertinente. Neste dia, penduraremos bandeiras nacionais, colocaremos fitas azuis e amarelas e mostraremos nossa unidade para o mundo inteiro”, disse, em uma mensagem por vídeo aos ucranianos.

Zelensky explicou ter sido informado pelos Estados Unidos de que 16 de fevereiro será o dia da invasão russa, mas acrescentou que “não é a primeira vez” que essa data é mencionada.

“O nosso país está mais forte do que nunca”, disse ele, convidando toda a população a “acenar as bandeiras ucranianas e vestir as cores nacionais”. “Faremos de 16 de fevereiro o dia da unidade”, enfatizou.

Leia Também

O presidente ucraniano garantiu que o governo local também sabe “claramente onde o exército estrangeiro está perto de nossas fronteiras, seus números, suas localizações, seus equipamentos e seus planos”.

Durante seu pronunciamento, o líder enfatizou que quer paz e quer resolver todas as questões exclusivamente por meio de negociações, além de elogiar o próprio exército, “mais forte do que há oito anos”.

Ontem, o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, disse, em entrevista à CNN, que os Estados Unidos acreditam que a Rússia pode invadir a Ucrânia a qualquer momento, mas ainda espera que soluções diplomáticas sejam encontradas.

O governo da Rússia ainda não se pronunciou sobre a situação, mas tem alegado que não pretende invadir o país vizinho. De acordo com agências de inteligência do ocidente, cerca de 100 mil soldados russos estão mobilizados na fronteira com a Ucrânia. 

Fonte: IG Mundo

Veja também

ELEICOES3

ESPECIAL ELEIÇÕES 2024: “Prefeitura não é lugar de estagiários”, diz Lidiney Gobbi sobre o comando de Marechal Floriano

saude-19-04-ft-pmdm

Vídeos em língua pomerana reforçam combate ao mosquito aedes aegypti em Domingos Martins

geral-19-04-ft-Valter-Campanato

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

GATRONOMIA-1

Receita de Caldo de pinto

saude-19-04-ft-div-ministerio-da-saude

Anvisa discute nesta sexta-feira a regulamentação do cigarro eletrônico

agro-19-04-freepik-2

Inscrições abertas para o Simpósio Rede Inova Café

geral-19-04-freepik-tempo

Frente fria chega ao Espírito Santo com chuva e ventania em algumas regiões

politica-19-04-Foto-Lula-Marques

Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores