Prefeitura lança campanha para conscientizar a sociedade sobre as consequências da esmola em Marechal Floriano

Publicado em 22/10/2019 às 13:24

Compartilhe

A prefeitura de Marechal Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SEMADH), lançou na última quinta-feira (17), a campanha “Não dê Esmola doe Esperança”.

A campanha visa conscientizar e orientar a população florianense acerca das políticas de atendimento disponíveis no município para as pessoas em situação de rua. Importa esclarecer que não se trata de negar direitos básicos como alimentação, saúde e higiene, mas da população ter clareza de que deve recorrer a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEMADH), e ao Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), para que estas pessoas sejam atendidas e encaminhadas conforme a demanda e as políticas de assistência social.

Segundo Bianca Marques, coordenadora do CREAS, um dos obstáculos encontrados pela equipe ao atender o público é que a grande maioria da população em situação de rua não possui documentação civil, o que dificulta o atendimento, tendo em vista que são naturais de outros estados e vieram em busca de melhores condições de vida. Outra questão observada relaciona-se ao fato de que muitos fazem uso de álcool e alguns afirmam o consumo de drogas ilícitas.

A coordenadora aponta ainda, que a equipe técnica do CREAS calcula que passaram por Marechal Floriano, até o momento, aproximadamente 85 pessoas. Cabe ressaltar que, nem toda pessoa em situação de rua recorre aos serviços socioassistenciais para atendimento, algumas apenas pernoitam e seguem viagem no dia seguinte.

A prefeitura alerta às pessoas que se comovem com uma situação, que o ideal é sempre acionar os serviços assistenciais do município que irão realizar o atendimento e ajudar na integração desse cidadão.

O prefeito Cacau Lorenzoni ressaltou que, mesmo a intenção seja de ajudar, ao dar dinheiro a essas pessoas em situação de rua, ao invés de ajudá-las a se ressocializarem, contribuem para que continuem na mesma situação. “Obviamente que as pessoas que ofertam algum valor estão pensando no bem do outro, mas não tem consciência do todo, já que esse gesto bondoso faz com que a pessoa em situação de rua se acomode nessa situação, que na maioria das vezes já foi acometida por vícios, entre outros fatores que ferem a dignidade do ser humano”, pondera o prefeito.

O apoio de toda a população é fundamental para que encaminhem as pessoas em situação de rua, ao CREAS, para que sejam atendidos por profissionais que já atuam nessa problemática social e não apenas lhes dê dinheiro, pois essa atitude reforça a mendicância, a condição de rua e muitas vezes alimentam um vício já existente.

O município oferece serviços como: o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEMADH).

Serviço
Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos
Telefone: (27) 3288-1462
Endereço: Rua Eduardo Rupf, 42, Centro – Marechal Floriano/ES
Email: [email protected]
Horário de funcionamento: 8h30 às 11h30 e 12h30 às 17h30

Veja também

Renato-Theodoro ok

Capixaba irá representar mais de 200 mil cafeicultores da América Latina e do Caribe na COP30

111

Governo do Estado entrega 150 barracas de feira para fortalecer a agricultura familiar em oito municípios capixabas

7e1b73d2-536c-4c02-b451-7840b3020f90

PRF flagra adolescente de 14 anos dirigindo carro com sete familiares na BR-101, na divisa entre ES e RJ

11818

Tema da redação: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”

_mg_1314

Confira a íntegra do discurso de Lula na abertura da COP30, em Belém

18066a45c6ec04a66826810a2489ff57_lg_original_

Espírito Santo domina Coffee Of The Year com 11 cafés capixabas entre os 15 melhores do Brasil

{B5A73EC0-AC88-BAEB-DBDA-A412D7B57B6E}

Família Bravim mantém viva a tradição centenária do carrapito em Alfredo Chaves

Carlos-Renato-Morga-Fotografia-4

Regenerar é semear o amanhã