Prefeitura de Marechal Floriano inicia emissão de carteiras para pessoas com TEA

Publicado em 15/08/2024 às 13:50

Compartilhe

saude 15-08 - ft divulgação - ciptea

Texto: Bruno Caetano/ Foto: Divulgação

Moradores de Marechal Floriano com Transtorno do Espectro Autista (TEA) agora podem solicitar a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). Essa iniciativa, instituída por uma Lei Municipal, tem como objetivo garantir direitos e facilitar o acesso a serviços para o público.

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEMADH) do município iniciou a emissão das carteiras neste mês. Para obtê-la, os interessados devem comparecer à SEMADH, localizada na Rua Belarmino Pinto, nº 169, Edifício Comercial Braço Sul, sala 102, no centro (ao lado do Ginásio de Esportes), e protocolar um requerimento. É preciso levar toda a documentação necessária: laudo médico, documentos de identificação, comprovante de residência e uma foto 3×4.

A CIPTEA é um documento essencial que pode facilitar o dia a dia de pessoas com TEA e seus familiares, garantindo direitos como acesso a vagas em escolas e universidades, prioridade em filas e atendimento especializado em serviços públicos. Além disso, a carteira pode servir como um importante instrumento de conscientização da sociedade sobre o autismo.

A secretária da SEMADH, Simone Catarina Lemke Cancellieri, destacou a importância da iniciativa. “A emissão da carteirinha é um passo fundamental para garantir os direitos das pessoas com TEA em nosso município. Com este documento, esperamos facilitar o acesso a serviços e promover a inclusão social desse público”, afirmou. Em pequenas cidades do estado, a dificuldade em identificar pessoas com autismo pode ser acentuada pela falta de recursos e especialização. Muitas vezes, os sinais não são facilmente reconhecidos, levando a diagnósticos tardios ou ausentes. Para enfrentar essa situação, a prefeitura do município orientou os moradores a buscarem informações nas unidades de saúde para acessarem diagnósticos apropriados.

Veja também

cacau capixaba

Chocolate capixaba ganha espaço na Páscoa e valoriza produção de cacau no ES

vacinacao

Ministério da Saúde pedirá incorporação da vacina contra Chikungunya no SUS

mineracao mais sustentavel

Mineração mais sustentável e energias limpas ganham impulso no Espírito Santo

portal-MF

Secretaria de Agricultura de Marechal Floriano oferece novos serviços

torta capixaba

Quantas tortas capixabas o Espírito Santo pode produzir?

festa da penha

Festa da Penha 2025: a mais tradicional manifestação religiosa do Espírito Santo terá início neste domingo (20)

reunião semobi e setur foto Tayson Felix

Governo apresenta projeto do Aeroporto Regional das Montanhas Capixabas à comunidade de Alto Caxixe

WhatsApp-Image-2025-04-17-at-10.53.21-(2)

Governo do Estado anuncia nova forma de pagamento no Aquaviário e viagens extras durante a Festa da Penha