Prefeitura de Marechal Floriano e AMAR em parceria a favor da proteção de animais
Publicado em 22/08/2019 às 13:11
“Maltratar ou abandonar animais é crime”. A frase serve como título de uma placa instalada em um dos locais mais movimentados por moradores e visitantes de Marechal Floriano. Nos últimos tempos aumentou muito o número de cães, principalmente abandonados, nas ruas da cidade.
A placa foi instalada pela Prefeitura de Marechal Floriano em parceria com a Associação Martinense e Florianense dos Animais de Rua (AMAR), e além do alerta, esclarece sobre a Lei 9.605 de 1998, que prevê detenção de três meses a um ano, além de multa, para que proceder de forma contrária. Outra frase com dizeres estampados atrai também muita atenção: “Não ignore essa crueldade! Denuncie”.
No facebook, a AMAR agradece à Prefeitura de Marechal Floriano, por meio do prefeito Cacau Lorenzoni, por receber as propostas dos voluntários da Associação e abraçar a causa animal. E informa que também foram confeccionados cartazes e folders para serem utilizados na conscientização da comunidade.
Moradores de Marechal Floriano aprovaram a iniciativa e afirmam que muitas covardias como o abandono dos caninos tem sido o crime mais cometido. Há informações na placa sobre os procedimentos para realizar denúncias ao observar situações de abandono ou maus tratos. Para o taxista José Jacinto da Silva, o respeito aos animais é fundamental para todos e o que é feito em Marechal Floriano contraria terminantemente essa forma de pensar e agir. “Diariamente há cães abandonados deitados na pracinha e perambulando com fome pelas ruas”.
Outra pessoa que considera como uma covardia o que é feito com os animais é o motorista Anderson Nalesso. “Os bichinhos após abandonados, perambulam pelas ruas para encontrar alimentos e nem sempre encontram. Muitas vezes são adotados por famílias, mas há ocasiões que somem”, informou.
“Fome e frio”. Quem calcula o que os cães abandonados sofrem é o comerciário Jonas Buss. Ele ressalta que esse procedimento criminoso ocorre em todas as cidades e todas as pessoas deveriam denunciar a atitude. “Trata-se de uma covardia porque os animais são expostos à pessoas que os maltratam”, disse.
Para denunciar, ligue:
– Denúncia anônima: 181
– Polícia Militar: 190
– Polícia Civil: Marechal Floriano – 27 3288 2770 / Domingos Martins – 27 3268 1883 / Pedra Azul – 27 3248 1012