Por que o 13º salário gera tanta “confiança” nos brasileiros?

Publicado em 16/11/2021 às 19:50

Compartilhe

105391


source

Tendo em vista a chegada do fim do ano, o primeiro pensamento de grande parte dos brasileiros é o 13º salário. Com o dinheiro em mãos, muitos se questionam como vão utilizar essa quantia extra da melhor forma possível.

Desse modo, este é um momento perfeito para a negociação das dívidas. Afinal, muitas empresas estão encerrando o exercício fiscal e apurando os resultados. Logo, o poder de barganha aumenta.

Com a quantia do 13º, é possível realizar o pagamento das pendências à vista, o que promove mais descontos e facilita a negociação. Portanto, uma boa opção é quitar os atrasos, principalmente, pelo alívio psicológico e emocional envolvidos.

Black Friday e Natal como vilões?

A renda extra que os brasileiros recebem no final do ano não serve somente como segurança para quitar dívidas. Em resumo, as pessoas veem o 13º salário como uma salvação financeira e passam a contar com o dinheiro antes mesmo de tê-lo em mãos.

Leia Também

Desse modo, o uso do valor, muitas vezes, é para satisfazer alguma demanda reprimida ou até mesmo permitir certas indulgências e extravagâncias.

Sendo assim, muitos acabam atenuando e dando menor valor à sua causa real, ainda mais em períodos como a Black Friday e Natal, quando existem muitos “prazeres materiais” associados.

Principais comportamentos durante as festas

Para Thiago Martello, educador financeiro e fundador da Martello Educação Financeira, há alguns comportamentos econômicos que ficam ainda mais latentes no período de festas.

Via de regra, as pessoas se permitem alguns “mimos” como justificativas de merecimento por um ano difícil, principalmente com a fala “eu posso, eu mereço”. Além disso, esse é um período em que muitos querem aproveitar, se presentear e anseiam por confraternizações.

Confira a reportagem completa aqui

Veja também

© Washington Alves/COB/Direitos Reservados

Basquete: Brasil derrota Chile nas Eliminatórias da Copa do Mundo

© Marcello Casal JrAgência Brasil

Covid-19: ministro anuncia proibição de voos oriundos de seis países

© Felipe Oliveira/EC Bahia/Direitos Reservados

Brasileiro: Bahia derrota Grêmio por 3 a 1 e deixa Z4

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Não há casos da nova variante identificados no Brasil, diz ministério

© Fernando Brito/MS

Fiocruz pede inclusão de BioManguinhos como produtor de IFA nacional

106933

Chineses ignoram governo e usam criptomoedas para mandar dinheiro para o Japão

106931

INSS: Normas temporárias para concessão de auxílio é constitucional, decide STF

106929

Campos Neto diz que inflação vai melhorar a partir de 2022