População da Região Serrana solicita fortalecimento da segurança com novo batalhão

Publicado em 04/04/2025 às 10:15

Compartilhe

corpo_48446_APSegurancaWanderleyAraujo

Foto: Wanderley Araúo

Durante audiência pública da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa (Ales), realizada na noite desta quinta-feira (3), em Afonso Cláudio, Região Serrana do Espírito Santo, moradores e lideranças políticas solicitaram o apoio da comissão para intermediar junto ao governador Renato Casagrande (PSB) a transformação da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar, sediada no município, em um batalhão da PM.

A proposta também beneficiaria os municípios de Conceição do Castelo, Laranja da Terra e Venda Nova do Imigrante, que atualmente compõem a área de atuação da 2ª Companhia.

O prefeito de Afonso Cláudio, Luciano Pimenta (PP), informou que a Câmara Municipal já autorizou a doação de um terreno de 4.000 m² para a construção da nova unidade.

“O próprio governador sugeriu que a prefeitura cedesse um terreno para o batalhão. Já há intenção por parte dele em construir, mas queremos que ele nos receba para acelerar esse processo. Esta audiência é muito importante nesse sentido”, afirmou o prefeito.

Segurança e estrutura

A tenente-coronel Marinete Félix Cordeiro, representante da PM na audiência, destacou que a criação do batalhão será fundamental para reduzir os índices de violência na região, que enfrenta altos números de furtos, homicídios e tráfico de drogas.

Ela lembrou que, apesar da necessidade já existente, a companhia atua de forma independente há 33 anos. “Estamos na torcida pela viabilização do batalhão. Isso fortalecerá significativamente os trabalhos da Polícia Militar”, declarou.

Marinete acrescentou que o 5º CPOR, ao qual está subordinada, abrange não apenas os quatro municípios da região, mas um total de 18 cidades da Região Serrana. Antes de ser promovida a tenente-coronel, ela comandou a 2ª Companhia em Afonso Cláudio, sendo reconhecida como uma profunda conhecedora dos desafios da segurança pública local, especialmente em áreas de produção de café.

Violência no campo

O cafeicultor Paulo Dann se mostrou esperançoso com a possível instalação do batalhão. “Durante a colheita do café, a violência aumenta muito. São frequentes os furtos, roubos de cargas e até de veículos na zona rural. A companhia faz o que pode, mas com um batalhão, teremos mais policiais, viaturas e um reforço no setor de inteligência”, observou.

O vice-presidente da Comissão de Segurança, deputado Coronel Weliton (PRD), garantiu que os parlamentares vão intermediar uma reunião entre os líderes regionais e o governador.

“Estamos engajados nessa causa. O governador Renato Casagrande tem priorizado a segurança pública, e acredito que ele vai acelerar a instalação do batalhão em Afonso Cláudio”, afirmou o deputado.

Também participaram da audiência vice-prefeitos, vereadores da região, representantes da Promotoria de Justiça, da OAB, das polícias Civil e Rodoviária Federal, além de membros dos conselhos municipais de segurança dos municípios atendidos pela 2ª Companhia Independente da PM.

Texto: Wanderley Araújo/ Fonte: ALES

Veja também

capa

Noite de bênção e esperança: casais se reúnem na Festa da Penha 2025

FOTO ONU - 1

Colunista do portal Montanhas Capixabas representa o Brasil em evento na ONU sobre pessoas com síndrome de Down

corpo_48483_ToninhodaEmaterLucasSCosta-1

Circuito do Chapéu em Domingos Martins pode se tornar rota turística estadual com projeto de lei

Feijao-e-arroz-irregular

Mais de 30 toneladas de arroz e feijão são apreendidas por inconsistência no tipo informado

capa-coluna-vida-saudavel-4-768x427

Médica capixaba esclarece boatos das redes sociais

Imagem do WhatsApp de 2025-04-21 à(s) 11.59.20_2b7a0b66

Desafio da natureza urbana 2025: Santa Teresa é o único município capixaba que participa do maior evento de ciência cidadã do mundo

WhatsApp Image 2025-04-17 at 14.38.46

Espírito Santo sedia 3º festival brasileiro da pimenta-rosa em maio

laboratorios moveis

Oito escolas de Alfredo Chaves vão receber laboratórios móveis de informática