Pontos turísticos de Venda Nova recebem sinalização ambiental

Publicado em 22/01/2021 às 11:26

Compartilhe

A pandemia da Covid-19 propiciou novos hábitos na rotina de milhares de pessoas. Fazer trilhas e buscar um contato mais íntimo com a natureza são um deles. Em Venda Nova houve um grande aumento no fluxo de pessoas realizando atividades de lazer ao ar livre e redescobrindo os atrativos turísticos do Município neste período. Consequentemente, houve também, uma maior degradação do meio ambiente.

Para conscientizar as pessoas e ajudar na preservação ambiental, a Prefeitura de Venda Nova, através da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Turismo, Cultura e Artesanato, realizou a instalação de placas educativas nos principais pontos turísticos do Município. Foram contempladas as localidades que mais recebem visitantes: Mirante da Torre de TV (01 placa), Lago de Alto Bananeiras (04 placas), entrada para a Pedra do Rego (01 placa), Serra do Engano (02 placas) e Morro do Filete (01 placa).

Pontos turísticos de Venda Nova recebem sinalização ambientalAs frases como “A vista é linda, mas a sua atitude de preservá-la é mais linda ainda!” e “O lixo que você joga no chão não fala, mas ele diz muito sobre você”, são algumas das mensagens encontradas pelos visitantes. Além disso, todas as placas reforçam que depositar lixo na natureza é crime, sujeito a multa e demais penalidades previstas no Art. 82 da Lei Municipal nº 1000/2012).

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandre Filete, qualquer desrespeito ao meio ambiente deve ser denunciado diretamente para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pelo telefone (28) 3546-3662 ou pelo e-mail [email protected]. Outra alternativa é utilizar a ouvidoria do Município, através do site www.vendanova.es.gov.br, menu Ouvidoria – neste caso as denúncias podem ser anônimas.

Atenção especial para o Lago de Alto Bananeiras

Um dos locais do município que teve um aumento significativo no número de visitantes foi o Lago de Alto Bananeiras. Muitas pessoas passaram a utilizar o local para relaxar, pescar e até passar o dia. Uma maior procura pelo lugar aumentou também o número de reclamações recebidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandre Filete, as principais reclamações recebidas “são de pessoas que estão acampando durante os finais de semana, fazendo churrasco, tomando banho, usando som alto, pescando com equipamentos inadequados e deixando uma grande quantidade de lixo no local”, aponta.

O secretário ainda reforça que apesar de ser um dos principais atrativos turísticos de Venda Nova, que atrai diversos visitantes, a água do lago de Alto Bananeiras é utilizada para abastecimento público. “Devemos aproveitar de forma ambientalmente consciente os pontos turísticos e trilhas, não jogando lixo ou depredando os locais para que após nosso uso outras pessoas possam utilizá-los”, conclui.

O QUE NÃO É PERMITIDO NO LAGO DE ALTO BANANEIRAS:

– Pescar com tarrafas, com uso de explosivos ou substâncias tóxicas;

– Pescar peixes ainda em fase de filhotes;

– Nadar, se banhar ou dar banho em animais domésticos;

– Lavar bicicletas, carros ou outros bens;

– Utilizar embarcações motorizadas;

– Jogar lixo ou utilizar as margens para fazer churrasco ou acampar.

Veja também

brasil-26-04-ft-div-redes-sociais

Polícia e Defesa Civil divergem sobre incêndio ter sido criminoso

saude-26-04-vacina-freepik

Butantan recebe R$ 45 milhões para ensaios da vacina tetravalente contra a gripe

geral-26-04-ft-div

Família oferece recompensa de R$ 1 mil por gata “Laurinha” desaparecida em Domingos Martins

policia-26-04-ft-arquivo-pf

Polícia Federal deflagra operação para reprimir a disseminação de fake news eleitoral

agro-26-04-freepik-exportacao

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

politica-26-04-ft-div-seag

Governo do Estado inicia melhorias no parque de exposições de Afonso Cláudio

esportes-25-04-ft-div-gov-es

Capixaba conquista título de campeão no Circuito Sul-Americano de Surf

geral-25-04-ft-freepik

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira