Policiais de Marechal Floriano e Domingos Martins iniciam preparação para atuar na Força Tática da PMES
Publicado em 06/04/2025 às 12:10

Texto: Bruno Caetano / Foto: PMES
Nesta semana, 18 policiais da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar que atuam em Marechal Floriano e Domingos iniciaram um passo importante na carreira: o primeiro “Nivelamento de Força Tática” da unidade. O treinamento, que dura duas semanas, é obrigatório para quem quer fazer parte do grupo especializado de patrulhamento tático.
Durante duas semanas, os policiais passarão por uma intensa rotina de capacitação. Serão instruções práticas e teóricas, que incluem técnicas de abordagem a pessoas e veículos, patrulhamento motorizado, noções de choque ligeiro, uso de armamento, além de estratégias de contraemboscada — tudo pensado para preparar o policial para situações complexas e de alto risco.


Mais do que um curso, o nivelamento funciona como uma peneira. É onde se testa o preparo físico e emocional de quem deseja atuar na linha de frente do policiamento tático. O objetivo é claro: garantir que os militares estejam prontos para agir com agilidade, responsabilidade e segurança quando o tempo é curto e a pressão é alta.
Ao fim do treinamento, os participantes ainda passam por uma semana de Estágio Operacional, com patrulhamentos reais tanto nas cidades da região serrana quanto em batalhões da Grande Vitória. A experiência oferece um panorama completo da rotina da Força Tática — e ajuda a consolidar o que foi aprendido na sala de aula e no pátio de treinamento.
Com esse investimento na formação dos policiais, segundo a 6ª Cia, os policiais estarão mais preparados para trazer segurança aos moradores de Marechal Floriano, Domingos Martins e arredores nas ruas da região.