Polícia Militar Ambiental resgata pássaros silvestres em cativeiro

Publicado em 14/12/2016 às 19:02

Compartilhe

Na tarde desta terça-feira (13), equipes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) apreenderam 14 pássaros silvestres em cativeiro, na zona rural de Itaguaçu e Santa Maria de Jetibá.

Em atendimento à denúncia anônima, os militares prosseguiram até os locais para verificar os fatos. Foram constatados 14 pássaros silvestres da fauna silvestre brasileira em cativeiro em residências das regiões. Os proprietários não apresentaram as autorizações ambientais para manter os pássaros. A captura e manutenção de animais silvestres sem autorização dos órgãos ambientais são consideradas crimes.

Apreensão de pássaros silvestres 2Durante o serviço os militares também recolheram um filhote de pássaro (Araçari) na localidade de Rio Saltinho, em Santa Teresa. E receberam da veterinária do Instituto de Defesa Agropecuária Florestal (IDAF), de Itarana, um filhote de coruja encontrado e cuidado pela profissional. O animal foi encaminhado juntamente com os pássaros apreendidos para o Centro de Reintrodução de Animais Silvestres (CEREIAS), em Aracruz.

Conforme legislação ambiental a sanção imposta aos infratores é a detenção de seis meses a um ano, além de multa de R$ 500,00 por animal podendo chegar a R$ 5.000,00 para animais ameaçados de extinção.

A retirada de animais silvestres do habitat natural reduz o tamanho populacional das espécies contribuindo significativamente para o declínio da espécie quando relacionado a outros fatores prejudiciais como a redução das matas e degradação dos ambientes deixando o animal em uma área restrita de distribuição ocorrendo consequentemente a ameaça de extinção.

Veja também

formação de novos pm

Governo do Estado realiza formatura de 932 novos soldados da Polícia Militar

dividas com bancos

Procon-ES participa de mutirão para negociar dívidas com bancos em novembro

Cafe-Exportacao-Cooabriel-1024x579

Cooabriel envia café conilon para o mercado indiano

WhatsApp Image 2024-11-01 at 09.33.12

Espírito Santo encerra outubro com o menor número de homicídios dos últimos 28 anos

e5fbbbe3-b16a-4ac2-9bdd-32a2ef21dc5c

Outubro marca o segundo melhor resultado da história em termos de abertura de mercados

fundo-azul-realista-de-novembro-em-espanhol_23-2149686278

“Novembro Azul”: a importância da presença cada vez maior dos homens na Atenção Primária à Saúde

geral 17-09 - ft freepik - previsão do tempo

“Novembro: Calor Intenso e Chuvas Abundantes”

CAPA CERTA OKOKOKO-1

Incaper lança o primeiro sistema de monitoramento meteorológico em tempo real do Espírito Santo