Polícia Militar Ambiental resgata pássaros silvestres em cativeiro

Publicado em 14/12/2016 às 19:02

Compartilhe

Na tarde desta terça-feira (13), equipes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) apreenderam 14 pássaros silvestres em cativeiro, na zona rural de Itaguaçu e Santa Maria de Jetibá.

Em atendimento à denúncia anônima, os militares prosseguiram até os locais para verificar os fatos. Foram constatados 14 pássaros silvestres da fauna silvestre brasileira em cativeiro em residências das regiões. Os proprietários não apresentaram as autorizações ambientais para manter os pássaros. A captura e manutenção de animais silvestres sem autorização dos órgãos ambientais são consideradas crimes.

Apreensão de pássaros silvestres 2Durante o serviço os militares também recolheram um filhote de pássaro (Araçari) na localidade de Rio Saltinho, em Santa Teresa. E receberam da veterinária do Instituto de Defesa Agropecuária Florestal (IDAF), de Itarana, um filhote de coruja encontrado e cuidado pela profissional. O animal foi encaminhado juntamente com os pássaros apreendidos para o Centro de Reintrodução de Animais Silvestres (CEREIAS), em Aracruz.

Conforme legislação ambiental a sanção imposta aos infratores é a detenção de seis meses a um ano, além de multa de R$ 500,00 por animal podendo chegar a R$ 5.000,00 para animais ameaçados de extinção.

A retirada de animais silvestres do habitat natural reduz o tamanho populacional das espécies contribuindo significativamente para o declínio da espécie quando relacionado a outros fatores prejudiciais como a redução das matas e degradação dos ambientes deixando o animal em uma área restrita de distribuição ocorrendo consequentemente a ameaça de extinção.

Veja também

abelha -freepik

Durante a florada, Idaf reforça orientações sobre o uso correto de agrotóxicos

exportação- freepik

Governo cria comitê para coordenar resposta a tarifas impostas pelos EUA

Imagem do WhatsApp de 2025-07-15 à(s) 10.28.20_450fb90d

Praça do Papa recebe feira que potencializa a agricultura familiar

Imagem do WhatsApp de 2025-07-15 à(s) 07.52.38_1c202290

Espírito Madeira marca presença na ES Construção Brasil para destacar inovação e sinergia com a construção civil

politica-06-08-ft-Julio-Huber-Pedra-Azul-1024x683

Pesquisa da Setur vai identificar perfil do turista que visita Espírito Santo no Inverno 2025

_d6a8561

COP30: Brasil concede visto eletrônico gratuito a participantes credenciados

raf02773

Produtores brasileiros já sentem impactos da tarifa imposta pelos EUA

inteligencia artificial-freepik

Como reconhecer um texto criado por inteligência artificial