Polícia Militar Ambiental resgata pássaros silvestres em cativeiro

Publicado em 14/12/2016 às 19:02

Compartilhe

Na tarde desta terça-feira (13), equipes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) apreenderam 14 pássaros silvestres em cativeiro, na zona rural de Itaguaçu e Santa Maria de Jetibá.

Em atendimento à denúncia anônima, os militares prosseguiram até os locais para verificar os fatos. Foram constatados 14 pássaros silvestres da fauna silvestre brasileira em cativeiro em residências das regiões. Os proprietários não apresentaram as autorizações ambientais para manter os pássaros. A captura e manutenção de animais silvestres sem autorização dos órgãos ambientais são consideradas crimes.

Apreensão de pássaros silvestres 2Durante o serviço os militares também recolheram um filhote de pássaro (Araçari) na localidade de Rio Saltinho, em Santa Teresa. E receberam da veterinária do Instituto de Defesa Agropecuária Florestal (IDAF), de Itarana, um filhote de coruja encontrado e cuidado pela profissional. O animal foi encaminhado juntamente com os pássaros apreendidos para o Centro de Reintrodução de Animais Silvestres (CEREIAS), em Aracruz.

Conforme legislação ambiental a sanção imposta aos infratores é a detenção de seis meses a um ano, além de multa de R$ 500,00 por animal podendo chegar a R$ 5.000,00 para animais ameaçados de extinção.

A retirada de animais silvestres do habitat natural reduz o tamanho populacional das espécies contribuindo significativamente para o declínio da espécie quando relacionado a outros fatores prejudiciais como a redução das matas e degradação dos ambientes deixando o animal em uma área restrita de distribuição ocorrendo consequentemente a ameaça de extinção.

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo