Polícia Federal desarticula grupo por desvios de donativos destinados às vítimas de enchentes no Sul do ES

Publicado em 02/07/2024 às 09:53

Compartilhe

policia-02-07-ft-PF

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (02), a Operação Black Friday, cumprindo cinco mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados, além de outras medidas assecuratórias, como o sequestro de bens e o bloqueio de valores.

As medidas foram implementadas em decorrência de investigações iniciadas no dia 20 de junho, no âmbito de um inquérito policial que tramita na delegacia de Polícia Federal, instaurado para apuração dos crimes de peculato e associação criminosa.

O grupo investigado é suspeito de subtrair diversos donativos que estavam armazenados na Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) em Cachoeiro de Itapemirim, destinados às vítimas de enchentes no sul do Espírito Santo. Segundo a investigação, as subtrações teriam ocorrido nos dias 2, 8 e 16 de junho de 2024, sendo o principal articulador um empregado terceirizado da CONAB, que em associação com outras três pessoas, retirou, sem autorização e de forma clandestina, 49 Geladeiras, 43 fogões, oito cestas básicas, 153 itens de higiene pessoal, entre outros materiais que se destinavam à doação.

As doações eram armazenadas na CONAB por meio de um contrato firmado entre a empresa pública federal e a Defesa Civil do ES, que estão colaborando com as autoridades para esclarecer os fatos e assegurar que os responsáveis sejam devidamente punidos, reiterando o compromisso com a transparência e a integridade na gestão dos recursos destinados à assistência humanitária. Caso condenados, os investigados poderão responder pelo crime de peculato e associação criminosa.

Fonte e foto: Polícia Federal

Veja também

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos